Núcleo de Pesquisa Direito e Psicanálise realiza debate sobre trabalho e saúde mental

quarta-feira, 5 de Junho de 2013 - 16:28
Redator (a)
Suely Cavalcante

Um debate sobre “Adoecimento, Trabalho e Saúde Mental” no dia sete deste mês, às 10h, no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), é a próxima atividade do Núcleo de Pesquisa Direito e Psicanálise (NPDP) do tribunal. O médico do trabalho Alcides Ramalho e a servidora do TRT-MA e assistente social, Rosely Vieira, vão conduzir o debate. O evento é aberto a magistrados, servidores e estagiários do tribunal.

Segundo Anícia Ewerton, coordenadora do NPDP, através de algumas situações apresentadas ao Poder Judiciário, será discutido, por exemplo, até que ponto é possível afirmar que existe uma saúde mental. Na oportunidade, também será analisado o trabalho na contemporaneidade e sua relação com o adoecimento.

O texto “A Etiologia dos Distúrbios e a Noção de Foco na Psicoterapia Breve em Saúde do Trabalhador” da coleção Clínica Psicanalítica, que será estudado pelos integrantes do NPDP, aborda a questão do adoecimento, com exemplos, ao mesmo tempo em que sugere a psicoterapia terapêutica indicada para cada caso.

De acordo com o texto, existem condições de trabalho que podem favorecer o adoecimento físico e/ou mental do trabalhador. Às vezes, o adoecimento decorre da precariedade das condições de trabalho; outras vezes, a causa pode está relacionada ao potencial que essas condições apresentam para despertar sofrimento, como por exemplo, vivências de humilhação, fragilidade, ou de injustiça.  Situações de crise também favorecem o surgimento de distúrbios mentais.

Os interessados em participar do debate podem fazer inscrição na Escola Judicial pelo telefone (98) 2109 9390.

O NPDP iniciou suas atividades em abril deste ano, com a realização da palestra em vídeo “Ódio no Brasil”, com Leandro Karnal, doutor em História pela USP, pós- doutor pela UNAM do México e no CNRS de Paris. O palestrante discorreu sobre a dificuldade que o povo brasileiro tem de reconhecer as manifestações de ódio e violência.

O núcleo é oriundo do grupo de estudo Direito e Psicanálise, criado pela Escola Judicial em julho de 2012, e tem como objetivo principal debater conceitos da área jurídica e psicanalítica, assim como situações que estão diretamente relacionadas com o mundo do trabalho, com uma investigação mais criteriosa nas relações de trabalho, que é o foco do NPDP.

O NPDP é uma atividade do Projeto Compartilhando Conhecimento, referente ao tema gestão de pessoas e objetivo estratégico promover educação corporativa, do planejamento estratégico do TRT-MA.

8 visualizações