Núcleo de Pesquisa Direito e Psicanálise debate filme sobre Hannah Arendt

quarta-feira, 4 de Dezembro de 2013 - 11:54
Redator (a)
Suely Cavalcante

O Núcleo de Pesquisa Direito e Psicanálise (NPDP) do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) realiza sessão de cinema seguida de debate sobre o filme “Hannah Arendt: suas ideias mudaram o mundo” na próxima sexta-feira (6), às 9h, no auditório juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede do TRT-MA. Os interessados em participar da atividade, que é a última deste ano do NPDP, podem efetuar inscrição no portal da Escola Judicial do TRT. As vagas são limitadas.

Após a exibição do filme, a professora do departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão e mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba, Maria Olilia, fará comentários sobre o filme. A servidora do TRT-MA e coordenadora do NPDP, Anícia Ewerton, será a mediadora do debate.

De acordo com a sinopse, Hannah Arendt (Barbara Sukowa) e seu marido Heinrich (Axel Milberg) são judeus alemãos que foram para os Estados Unidos como refugiados de um campo de concentração nazista na França. Na América dos anos 50, que é um sonho para Hannah, ela tem a oprtunidade de fazer a cobertura do julgamento do nazista Adolf Eichmann para a revista The New Yorker. Para isso, ela viaja até Israel e depois escreve sobre suas impressões e os acontecimentos, cujo material a revista separa em cinco artigos. Hannah descobre, então, que foi gente comum, que nada mais quer do que salvar sua própria pele, a responsável pela tragédia do nazismo. A descoberta impacta Hannah, mas em momento algum ela pensa em voltar atrás, mantendo sempre a mesma posição.

NPDP – o núcleo é oriundo do grupo de estudo Direito e Psicanálise, criado pela Escola Judicial em julho de 2012, e tem como objetivo principal debater conceitos da área jurídica e psicanalítica, assim como situações que estão diretamente relacionadas com o mundo do trabalho, com uma investigação mais criteriosa nas relações de trabalho, que é o foco do NPDP.

As atividades do NPDP foram iniciadas em abril deste ano, com a realização da palestra em vídeo “Ódio no Brasil”, com Leandro Karnal, doutor em História pela USP, pós- doutor pela UNAM do México e no CNRS de Paris.

O núcleo O NPDP é uma atividade do Projeto Compartilhando Conhecimento, referente ao tema gestão de pessoas e objetivo estratégico promover educação corporativa, do planejamento estratégico do TRT-MA.

Mais informações na Escola Judicial pelo telefone (98) 2109 9390.

26 visualizações