Novos dirigentes assumem a Presidência do TRT-MA

sexta-feira, 17 de Dezembro de 2021 - 21:17
Redator (a)
Edvânia Kátia
Novo presidente, desembargador Carvalho Neto (direita) ao lado do vice-presidente, desembargador Gerson de Oliveira
Novo presidente, desembargador Carvalho Neto, e o ex-presidente, desembargador José Evandro de Souza

Ao tomar posse nesta sexta-feira (17) na presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), o desembargador Francisco José de Carvalho Neto convidou magistrados, servidores e terceirizados a avançarem unidos, pelo bem de todos, do interesse coletivo, público. Na vice-presidência assumiu o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho. 

O desembargador garantiu que vai trabalhar com atenção, urbanidade, direção, seqüência harmônica fluente, deliberações rápidas, com firmeza e segurança ao agir. Destacou que executará sua tarefa com temperamento e determinação. Adiantou que seguirá uma meta administrativa definida, conhecida de todos. Ele disse ainda que, ao final do biênio, vislumbra resultados concretos. “Êxito, triunfo, missão cumprida e alcançada”, destacou ao se referir ao que pretende alcançar.

O desembargador José Evandro de Souza, que deixou a presidência, desejou sucesso aos novos dirigentes e disse que sente-se com a sensação da missão cumprida. “Não caminhei sozinho. Acompanhou-me na jornada uma equipe colaborativa, assertiva, e que se esmerou para tornar possível uma boa gestão do Tribunal em meio a tantos desafios e incertezas que nos impactaram nos últimos dois anos”, elogiou. Ele reforçou o sentimento de gratidão. “Pela jornada completada dentro do ambiente de colaboração e expectativas mútuas de sucesso”, destacou. 

Ele enfatizou a amizade com o desembargador aposentado Américo Bedê Freire. “Tive a honra e o privilégio de conhecer e tenho a satisfação de conviver. Amizade consistente, construída sobre as bases rochosas do respeito, tolerância, entendimento e empatia. Desafiados pela surpreendente pandemia do coronavírus, vimos o quanto foi importante estarmos juntos na direção do Tribunal, pois nosso nível de entendimento e colaboração foi fundamental para o alcance de soluções rápidas e coerentes”, frisou. 

O desembargador José Evandro assumiu o cargo de ouvidor. O desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior será o ouvidor substituto. A desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva assumiu a Escola Judicial (EJud16) e o desembargador James Magno Araújo Farias será vice-diretor.

Em seu discurso, o presidente da Associação de Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI), juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, registrou o trabalho realizado pelo desembargador José Evandro, a produtividade alcançada pela Justiça do Trabalho do Maranhão mesmo durante a pandemia. Ele colocou a associação à disposição e registrou que espera uma liderança inclusiva. “Somos muitos, somos bons, e somos diferentes e acredito nessa diversidade, de pensamentos e de gerações. Possa esta ser a chave de uma gestão firme, serena, democrática e eficaz”, desejou.

Prestigiada por várias autoridades, a solenidade contou, na mesa de honra, com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Maranhão, Luciano Aragão Santos, e o presidente da Seccional da OAB no Maranhão, Thiago Roberto Morais Diaz, que discursaram também.

Francisco José de Carvalho Neto é natural de Teresina (Piauí). Foi nomeado para o cargo de desembargador do TRT-MA, em julho deste ano, e empossado no cargo em 21 do mesmo mês. Como juiz da primeira instância, Carvalho Neto comandou e presidiu as Varas do Trabalho de Balsas, Bacabal, Caxias e Timon.
Gerson de Oliveira Costa Filho é o atual vice-presidente, corregedor e ouvidor substituto do Tribunal. É natural de São Luís. Esteve na presidência do TRT entre 2007-2009. Foi ouvidor do TRT-MA durante o biênio 2012-2014, tendo sido eleito o primeiro coordenador-geral do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (COLEOUV). 
 

Clique aqui para ver o álbum de fotos.

683 visualizações