Novo portal do TRT-MA entra no ar nesta segunda-feira (16/12)

sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019 - 17:40
Redator (a)
Rosemary Araujo

O novo portal facilitará o acesso às informações e serviços, com acessibilidade e transparência.

O portal do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) estará de cara nova a partir de segunda-feira (16/12), com a nova identidade visual única da Justiça do Trabalho, todo projetado com vistas à acessibilidade do usuário e à transparência das informações.  Com a mudança, os usuários dos serviços online oferecidos a magistrados, servidores, cidadãos e a sociedade em geral terão uma estrutura mais moderna, num ambiente mais amigável, intuitivo e totalmente renovado.
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e o Setor de Comunicação Social dedicaram-se a promover a mudança determinada pela Resolução nº 243/19 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que dispõe sobre a Logomarca Única da Justiça do Trabalho, o Manual da Identidade Visual, a Gestão da Identidade Visual da Justiça do Trabalho e a Padronização de Exibição dos Conteúdos nas Páginas Iniciais dos Portais dos Órgãos da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. O modelo apresentado no Guia leva em consideração as diretrizes da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), os critérios de acessibilidade (Decreto nº 5.296/2004) e a Resolução nº 85/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a uniformização da marca, dos conceitos e da identidade visual na comunicação judiciária.
Novos menus, nova distribuição das informações e demais definições do novo layout foram definidos a partir de um levantamento que revelou quais as áreas mais acessadas. “A mudança trará diversas melhorias, tais como uma melhor categorização do conteúdo, uma pesquisa de dados mais eficiente, maior transparência para o usuário, informações concentradas em menus amigáveis, maior acessibilidade, além de poder ser navegável por teclado e adaptado para dispositivos móveis, como smartphones e tablets”, explica o coordenador da CTIC do TRT-MA, Cláudio Henrique Carneiro Sampaio. 
Segundo André Pereira Nunes, chefe do Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas, “esta reformulação do portal atingirá, num primeiro momento, a página inicial, visando a atender às determinações da Resolução nº 243/2019 do CSJT. Mas já entregaremos a maioria dos conteúdos das demais páginas internas, de acordo com as informações trazidas do portal antigo, prestadas pelas unidades responsáveis por cada área. Em seguida, os subportais setoriais, como os da Gestão Estratégica, da Governança de TIC e da Escola Judicial, por exemplo, serão também adaptados à nova identidade visual proposta pelo CSJT”. 
Lançamento Oficial  
O lançamento oficial do novo Portal será realizado na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro, às 10h, durante a Confraternização Natalina do Tribunal.
O endereço de acesso continuará o mesmo, em www.trt16.jus.br.
Para saber mais sobre o novo portal do TRT-MA, clique aqui.

 

836 visualizações