Nova versão do PJe entra em operação nesta segunda-feira (17/2)

quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2020 - 13:30
Redator (a)
Kellyne Lobato
Revisor (a)
Suely Cavalcante
CTIC do TRT-MA divulga orientações a usuários sobre PJe 2.5

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal traz algumas recomendações para prevenir erros após a atualização do Sistema. Confira!
Na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, o Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), em sua nova versão 2.5, entrará em operação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão). E, considerando a necessidade de prevenção dos erros da versão com o menor prejuízo possível à prestação jurisdicional, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal recomenda que, antes dessa data, o usuário atualize o shodô e o firefox. 
Para operacionalizar a nova funcionalidade utilizando o PJe Portable (Navegador PJe), o usuário deve baixar e instalar a última versão disponível em https://www.trt4.jus.br/portais/media/338419/PjePortable-1.9.2.exe.  É importante ressaltar que, caso o programa “PJe Portable” tenha sido instalado na máquina, é necessário a sua desinstalação e também a do Java. Depois, deve-se apagar a pasta “Java” em “C:\Program Files (x86)”. E, após isso, deve-se reinstalar o Java pelo endereço <https://www.java.com/pt_BR/download/>.
Já utilizando o Mozilla Firefox é necessário instalar ou atualizar o Java em <https://www.java.com/pt_BR/download/>. Em seguida, deve-se configurar o Java da seguinte forma:
a. Clicar no botão iniciar do Windows, no canto inferior esquerdo do computador, e digitar “Java”.
b. Escolher o item “Configurar Java”.
c. Ir na aba “Segurança”, deixar a opção “Alta” marcada e clicar em “Editar Lista de Sites”.
d. Clicar em “Adicionar” e colocar o endereço https://pje.trt16.jus.br, depois, clicar em “Adicionar” de novo e colocar o endereço http://pje.trt16.jus.br (igual, mas sem o ‘s’), clicar em “Adicionar” novamente e em “continuar assim mesmo”.
e. Clicar em “OK”, verificar se os endereços estão no quadro da “Lista de Exceções de Sites” e em “OK” novamente.
O Mozila Firefox também deve ser instalado ou atualizado em <https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/download/>. Depois configurar Mozilla Firefox limpando os cookies e cache. Após essa etapa, abrir o navegador e colocar o endereço do PJe do TRT16 (https://pje.trt16.jus.br) e, caso esteja bloqueado, clicar em “Avançado” e continuar assim mesmo.
Outro processo imprescindível é a instalação ou atualização do Shodô. Para tanto, clicar em <https://pje.trt16.jus.br/shodo/instalador-shodo.zip>. Posteriormente, configure-o clicando com o botão direito no símbolo do Shodô, ao lado do relógio no canto inferior direito do computador, e escolher a opção “Status”. Assim que a janela abrir, clicar em avançado e continuar.
Para os usuários de programas de antivírus, é importante destacar que esses programas podem bloquear o site do PJe do TRT16. Caso isto ocorra, coloque o site do PJe do TRT16 na lista de exceções do antivírus.
PJe - O sistema de Processo Judicial eletrônico é uma ferramenta de consulta para o acompanhamento dos processos judiciais, para tornar a tramitação dos autos mais transparentes e reduzir custos. O sistema representa uma quebra de paradigma do Judiciário Brasileiro, sem igual paralelo em qualquer outro país. Além de não se utilizar mais o papel (preservando o meio ambiente e tornando mais salubre o local de trabalho), lança mão da tecnologia da informação em prol de serviços mais eficientes, econômicos, céleres e acessíveis de qualquer localidade e temporalidade. No TRT da 16ª Região, 100% dos processos em tramitação já estão no PJe. Clique aqui e confira as inovações do PJe 2.5 
Clique aqui para acessar tutoriais sobre as novas funcionalidades do PJe 2.5 divulgados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
 

6737 visualizações