No Dia de Proteção às Florestas TRT-MA abre Campanha Atitude

segunda-feira, 16 de Julho de 2012 - 10:55

Uma instalação artística feita com escoras metálicas e de madeira abre nesta terça-feira (17), Dia de Proteção às Florestas, a Campanha Atitude 2012, realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). O objetivo é difundir o uso de escoras metálicas, em substituição as de madeira, na construção civil, com um apelo para a preservação dos mangues e das florestas.
 
A campanha é uma ação do Projeto Agenda Socioambiental, que integra o planejamento estratégico do tribunal. A primeira edição do evento ocorreu em 2009, como uma das ações estratégicas do TRT, voltadas para a sensibilização do público interno (magistrados e servidores) e externo (comunidade) quanto à importância da adoção de práticas socioambientais responsáveis.

As atividades da Campanha Atitude 2012 se estendem até sexta-feira (20), no prédio sede do TRT-MA e no Fórum Astolfo Serra (varas da capital), no bairro Areinha. A campanha é uma iniciativa da comissão responsável pelo Projeto Agenda Socioambiental. A instalação, de autoria do servidor Luiz Pires, também fica disponível ao público na entrada dos prédios do TRT e no Fórum Astolfo Serra, até sexta-feira (20).

O autor da obra explica que para a confecção da peças foram utilizadas escoras metálicas alugadas e madeira recolhida nas ruas de São Luís. “Queremos levar informações sobre o uso de materiais duráveis no lugar dos descartáveis. O que, no caso específico de madeira, se torna mais importante a substituição, uma vez que agressões às florestas destroem a biodiversidade e causam  mudança climática, além de outros efeitos negativos”, acrescenta Luiz Pires. 

A comissão também disponibilizou no site do TRT banner com o link para a petição pelo Desmatamento Zero, do Greenpeace, incentivando a participação de magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e da sociedade civil, no movimento em defesa das florestas. A petição tem como objetivo levar ao Congresso Nacional projeto de lei popular pelo fim da destruição das florestas.

Durante toda esta semana, membros da comissão Agenda Socioambiental farão visitas às unidades administrativas e judiciárias do TRT e varas da capital, divulgando a petição e solicitando assinaturas. A mobilização de magistrados e servidores do interior do estado será via internet.

Conscientização - a Campanha Atitude atende à recomendação nº 11/2007 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que sugere aos tribunais adotarem políticas públicas visando à formação de um ambiente ecologicamente equilibrado, além da conscientização dos servidores e jurisdicionados.

Em 2010, o TRT do Maranhão conquistou, com a Campanha Atitude - Multiplicando a Prática de Atitudes Socioambientais Responsáveis, o terceiro lugar na categoria Projeto Temático do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. No ano anterior, o tribunal também foi indicado ao prêmio na categoria Campanha de Comunicação, com o projeto Campanha Atitude.

Datas - o Projeto Agenda Socioambiental visa programar uma agenda socioambiental com base em datas comemorativas, escolhidas pelo TRT-MA. As ações procuram sensibilizar e conscientizar as pessoas para que adotem uma postura diferente em relação ao meio ambiente. As ações sociais visam uma maior integração dos magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e os cidadãos em geral, para fortalecer a imagem institucional e aprimorar a comunicação com o público interno e externo.

Redação: Larissa dos Santos (estagiária de RP)
Jornalista responsável: Valquíria Santana

3 visualizações