Justiça do Trabalho recebe alunos em visita guiada na sede das VTs de São Luís

segunda-feira, 26 de Setembro de 2022 - 9:56
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Gisélia Castro
Servidoras e servidor do TRT com o promotor de justiça Cláudio Frazão e estudantes que participaram das visitas e da palestra no FAS
Servidora Edvânia Kátia, chefe do Cemoc, recepciona estudantes na unidade

O Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região recebeu, na última quinta-feira (22), os alunos do Centro de Ensino Humberto de Campos para uma visitação guiada pelas dependências do Centro de Memória e Cultura (Cemoc) e da Biblioteca João Freire Medeiros, localizados no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas Trabalhistas do TRT-MA. A visitação faz parte do retorno às atividades do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas. 
Cerca de 50 alunos, com idade entre 16 e 17 anos, participaram do projeto. Durante a visita ao Cemoc, os estudantes foram guiados pelo estagiário João Francisco de Moraes, graduando em História e pela servidora Nonata Teixeira, bibliotecária que responde pelo Setor de Biblioteca e Gestão Documental do TRT-MA, que explicaram como o Memorial promove o resgate da história da Justiça do Trabalho no Maranhão, por meio das peças, processos, documentos, equipamentos, fontes e outros materiais. Os alunos também aprenderam sobre como a preservação desse material garante às gerações futuras o conhecimento do legado da Justiça do Trabalho. 
Na Biblioteca João Freire Medeiros, os alunos foram acompanhados pela bibliotecária Mary Rose Viana e pela estagiária de biblioteconomia Kátia Santos, que apresentaram o acervo, produtos e serviços da Biblioteca. Através de uma ambientação dinâmica, o objetivo da visitação foi tornar a unidade atraente aos visitantes e despertar para a importância da formação acadêmica para o futuro das gerações.
Ao fim da visita, os estudantes participaram da palestra “Cidadão informado, voto consciente”, ministrada pelo promotor de Justiça Cláudio Luiz Frazão Ribeiro, titular da 17ª Promotoria Criminal. Durante a exposição, o promotor fez uma breve contextualização do processo eleitoral na história do Brasil, trouxe um panorama das eleições, falou sobre campanha e propaganda eleitoral; direitos e garantias do eleitor, bem como as penalidades; irregularidades e crimes de campanhas; diferenças entre voto impresso e auditagem; além da segurança das urnas eletrônicas e fake news. 
Segundo Cláudio Luiz, o objetivo da palestra foi esclarecer para os alunos sobre a importância do voto e a responsabilidade no momento de escolher os candidatos, já que essa escolha é a garantia de um futuro. 
Biblioteca do TRT-MA
A Biblioteca “João Freire Medeiros" está localizada no Fórum Astolfo Serra, prédio-sede das Varas do Trabalho de São Luís. Oferece diversos serviços como emissão de nada consta, empréstimo domiciliar e via malote, pesquisa bibliográfica trabalhista, treinamento do usuário e outros. Seu acervo é destinado a magistrados, juízes, servidores, estagiários, terceirizados, acadêmicos de direito, promotores, advogados e a comunidade em geral.
Magister Net
A Biblioteca oferece aos magistrados e servidores suporte informacional para o desenvolvimento das atividades, promovendo o acesso e incentivando o uso de dados e informações visando a boa prestação jurisdicional e a disseminação de conhecimentos. Um desses serviços é o acesso às publicações especializadas no campo do direito através da plataforma digital Magister Net. Para acessar, basta inserir login e senha.
Centro de Memória e Cultura (Cemoc)
Além da biblioteca, o TRT-16 também possui o Centro de Memória e Cultura (Cemoc), unidade responsável pela guarda e proteção de documentos históricos da Justiça do Trabalho no Maranhão. A unidade é vinculada ao Setor de Biblioteca e Gestão Documental.
Criado pela Resolução Administrativa TRT-16 nº 061/2007 e inaugurado em 28 de maio de 2007, o espaço abriga a exposição permanente da JT-MA, disponibilizando ao público um acervo que inclui os processos históricos, o mobiliário, fotografias e publicações. O local abriga ainda exposições temporárias e mostras itinerantes.

154 visualizações