Justiça do Trabalho no Maranhão rende homenagens à Imperatriz pelo aniversário de 170 anos

sexta-feira, 15 de Julho de 2022 - 16:23
Redator (a)
Gisélia Castro
Cidade de Imperatriz comemora 170 anos em 16 de julho.
Juiz Nelson Robson: "são 170 anos de vida e, para mim, já são 17 anos de convivência".

TRT da 16ª Região também faz parte da história da cidade de Imperatriz 

A Justiça do Trabalho no Maranhão se congratula com a população de Imperatriz que comemora 170 anos neste sábado, 16 de julho. Segunda maior cidade do Maranhão e sede de duas das 23 Varas do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, a cidade de Imperatriz é considerada cativante pela sua história, dinamismo e belezas naturais como as águas do rio Tocantins. 
“Imperatriz é esta cidade que nos cativa”, declara o juiz Nelson Robson Costa de Souza, titular da 2ª VT de Imperatriz, ao lembrar que há 17 anos iniciava a sua trajetória na magistratura naquela cidade quando assumiu a função de juiz do trabalho substituto na então Vara de Imperatriz. 
O juiz Nelson Robson registra a sua afetividade em uma mensagem de congratulações pelo aniversário da Princesa do Tocantins. Natural de São Luís, o juiz diz que Imperatriz é a sua segunda terra. Não exita em afirmar que Imperatriz merece todas as homenagens. “Imperatriz merece meus agradecimentos”, enfatiza no final da mensagem dedicada à aniversariante.
Fundada pelo frei Manoel Procópio do Coração de Maria em 16 de julho de 1852, naquele momento recebendo o nome de Colônia Militar de Santa Tereza do Tocantins, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a povoação foi elevada à categoria de vila em 27 de agosto de 1856, tornando-se Vila de Imperatriz, uma homenagem à imperatriz Tereza Cristina, mulher do imperador Dom Pedro II. A elevação à categoria de cidade aconteceu em 22 de abril de 1924, no governo Godofredo Viana pela Lei n.º 1.179, segundo o IBGE.

Justiça do Trabalho em Imperatriz

Atualmente com duas Varas do Trabalho, 1ª e 2ª VTs, a Justiça do Trabalho em Imperatriz já movimentou 28.087 processos novos entre 31/01/2015 a 30/06/2022, de acordo com o banco de dados do PJe (Processo Judicial Eletrônico). 
No entanto, a história do órgão trabalhista é mais longeva. Imperatriz foi o segundo município do Maranhão a receber a sede de uma unidade da primeira instância trabalhista. Em 15 de dezembro de 1986 foi instalada a Junta de Conciliação e Julgamento de Imperatriz, criada pela Lei 7.471, de 30 de abril de 1986, então vinculada ao TRT da 7ª Região (Ceará). O TRT da 16ª Região só foi instalado em sessão solene em 26 de maio de 1989, após criação pela Lei nº 7.671 de 21 de setembro de 1988. 
Atualmente, a 1ª VT de Imperatriz tem como titular a juíza Liliane de Lima Silva e a 2ª VT de Imperatriz, o juiz Nelson Robson Costa de Souza. Possui jurisdição sobre 10 municípios. Além de Imperatriz, fazem parte da jurisdição Amarante do Maranhão, Buritirana, Davinópolis, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Montes Altos, Ribamar Fiquene, Senador La Rocque e Sítio Novo. O Fórum Manoel Alfredo Martins e Rocha, sede das VTs de Imperatriz, funciona na rua Pernambuco, n° 545, bairro Juçara. 


Mensagem da Justiça do Trabalho em homenagem aos 170 anos de Imperatriz

Princesa do Tocantins, Portal da Amazônia, Vila Nova de Imperatriz ou simplesmente Imperatriz. São muitos nomes e muitas histórias desde a chegada do Frei Manoel Procópio em 1852. São 170 anos de vida e, para mim, já são 17 anos de convivência, desde a minha primeira passagem pela cidade, quando assumi a função de Juiz do Trabalho Substituto na então Vara única do Trabalho de Imperatriz. Aqui tenho vivido, trabalhado, contribuído, enriquecido as duas histórias que, desde 2005, caminham juntas, no ritmo do maravilhoso rio Tocantins, um dos mais lindos que já tive a oportunidade de navegar. Aqui também descobri um segundo time para torcer, o Cavalo de Aço, que ao lado da bolívia querida disputam as minhas atenções, emoções, alegrias e sofrimentos de um bom torcedor. Imperatriz é esta cidade que nos cativa, apesar dos problemas; que nos refrigera, a despeito do terrível calor; que nos acorrenta, mesmo quando vamos apenas de passagem; que nos faz querer voltar, mesmo de longe.
Imperatriz é minha segunda terra, sempre será. Mas, por muitos motivos e de diversos modos, também se converte na minha primeira. É onde ganho a vida há tanto tempo, para quem empresto meu talento e minha energia, e de onde celebro grandes realizações. Escolhi estar aqui e escolho permanecer pelas suas qualidades e pelo afeto que desenvolvi.
Enfim, Imperatriz merece todas as minhas homenagens, merece meu texto, merece meus agradecimentos.
Obrigado por me receber tão bem.

Juiz Nelson Robson Costa de Souza – Titular da 2ª Vara do Trabalho de Imperatriz

 

Crédito da Foto da Cidade de Imperatriz: Prefeitura Municipal de Imperatriz

 

153 visualizações