Justiça do Trabalho do Maranhão implanta Gabinete Virtual

quinta-feira, 17 de Junho de 2010 - 11:10
Redator (a)
Edvânia Kátia

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) mantém em funcionamento desde o mês passado o projeto piloto do Gabinete Virtual. O primeiro beneficiado com o projeto é o Gabinete do desembargador James Magno Araújo Farias e o próximo será o Gabinete do desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior. O novo serviço vai permitir o acesso ao Sistema de Administração de Processos Trabalhistas da 2ª Instância (SAPT2), via Internet. O projeto foi implementado pela Diretoria de Informática do TRT-MA, como parte da política de modernização do Judiciário Trabalhista que vem sendo desenvolvida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O Gabinete Virtual também está alinhado ao planejamento estratégico da 16ª Região, sendo uma das ações do Projeto Governança de Tecnologia da Informação. A presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, afirma que um dos grandes desafios da Justiça do Trabalho do Maranhão é caminhar rumo à implantação do processo eletrônico. Ela explicou que o TRT-MA já implantou o e-Public, aplicativo que possibilita a disponibilização dos atos processuais expedidos pelas Varas do Trabalho, na Internet. Também iniciou a implantação do sistema e-Gestão, outro aplicativo que serve para disponibilizar informações relativas ao Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho; disponibilizou ferramentas como o TRT-Push, carta precatória eletrônica e o e-Doc, esse último permite o envio de documentos eletronicamente pelos advogados. “Todas essas iniciativas visam à implantação do processo eletrônico”, destacou a presidente. O diretor de Informática, Ary Arruda Gomes de Sá Filho, disse que o Gabinete Virtual é uma das iniciativas do planejamento estratégico da Tecnologia da Informação. “Um dos objetivos do nosso planejamento é adotar boas práticas de gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação. O Gabinete Virtual é uma dessas boas práticas.

O aplicativo já foi implantado pelo TST e em outros regionais e agora estamos implantando no Maranhão”, informou. O servidor Fernando Pestana, do Setor de Redes e Equipamentos, da Diretoria de Informática do TRT-MA, explica que antes do Gabinete Virtual o SAPT2 só podia ser acessado de uma das máquinas instaladas nos órgãos da Justiça do Trabalho. Com novo serviço, o acesso também será possível de qualquer computador ligado à Internet, mediante senha. Fernando Pestana informou, ainda, que o SAPT1 (Sistema de Administração de Processos Trabalhistas da 1ª Instância) também estará disponível na próxima etapa de implantação do Gabinete Virtual. Com a modernização da Justiça, há uma tendência para o chamado teletrabalho, ou seja, de onde estiver o magistrado, ele pode dar andamento aos atos processuais. Com o acesso às informações do SAPT2, o magistrado vai poder acessar, diretamente no sistema, atos processuais, como sentenças, despachos e outros.

38 visualizações