Justiça de Paz e Pão: Oberdan Oliveira e Wanda Cunha apresentam “A cidadã e o sorriso equilibrista”

segunda-feira, 7 de Outubro de 2013 - 17:48
Wanda Cunha.
Oberdan Oliveira.

O show “Justiça de Paz e Pão” trará a música “A cidadã e o sorriso equilibrista”, letra da servidora do TRT-MA, Wanda Cunha, e melodia de Oberdan Oliveira. Wanda Cunha participou no ano passado do show São Luís 400 anos, primeira edição do Projeto “TRT Cantos e Encantos”, com sua música “Folguedos”. O Projeto “TRT Cantos e Encantos” busca revelar os talentos artísticos da Justiça do Trabalho e valorizar a música regional. 

“A cidadã e o sorriso equilibrista” trata do direito ao trabalho digno e do direito à remuneração pelo desenvolvimento de atividade laboral. O salário mínimo é um direito previsto em lei a que faz jus todo trabalhador, inclusive o trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, em determinada época e região do País, as suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte, conforme o Artigo 76 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).  

Oberdan Oliveira é músico, cantor e compositor. Em 1974, já integrava a banda “Nonato e Seu Conjunto”, com a qual gravou vários discos, dentre eles “O som e o balanço de Nonato” (1975), “No balanço jovem de Nonato e seu Conjunto” (1978), “Nonato e seu Conjunto - som e balanço” (1979) e “Nonato e seu Conjunto – Sol Levante” (1980).  Sua música “Paixão e Magia, Oh Lalá Fofão” deu à dupla Carol e Ana Tereza o prêmio de melhor intérprete no III Festival Maranhense de Músicas Carnavalescas, promovido pelo Sistema Mirante de Comunicação (2003). Essa música também levou  o  1º lugar nesse Festival. Oberdan Oliveira já venceu três edições do Festival Maranhense de Músicas Carnavalescas.

A servidora Wanda Cunha é jornalista, radialista, com graduação em Letras e Comunicação Social – Jornalismo; é escritora e poetisa; tem seis livros publicados. Filha do escritor Carlos Cunha, Wanda é servidora do TRT-MA desde 1994 e, desde 2007, integra a equipe da Seção de Comunicação Social do Tribunal. Durante dois anos consecutivos, duas músicas de sua autoria em parceria com a cantora Carol Cunha foram gravadas no CD do Festival Maranhense de Músicas Carnavalescas, promovido pelo Sistema Mirante. Em 2009, lançou o CD autoral “Vida de Ouro e Amor de Prata”, em homenagem aos seus 50 Anos. Em 2012, sua música “Tribo de Poetas” foi selecionada na II Mostra SESC de Música “Onde Canta o Sabiá”. No início deste ano,  lançou o livro de teatro “Viagem às Ruas de São Luís”, projeto aprovado na Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (SECMA), em homenagem aos 400 anos da cidade.

 

A cidadã e o sorriso equilibrista

Compositores: Oberdan Oliveira (melodia) e Wanda Cunha (letra)

Intérprete: Oberdan Oliveira


Conquisto, mensalmente, meu salário

E melhores dias no meu bolso operário. (BIS)


Igual ao meu vizinho, que é bombeiro,

Apago o fogo das dores do ano inteiro

Só para salvar uma esperança pra janeiro.

Igual ao pedreiro, vivo da olaria,

E faço do sonho minha moradia.


Como o sapateiro, colo a sola

Oito horas diárias de jornada.

Deixo o suor da testa nas calçadas

Nas horas semanais remuneradas.


Faço do meu repouso semanal 

Um alegre domingo ensolarado.

Ou desempregado aonde eu chego

Peço arrego pro meu leve 

e breve seguro-desemprego.


Conquisto... Conquisto, mensalmente, meu salário

E melhores dias no meu bolso operário. (BIS)


E para manter o compromisso

De nunca perder a minha alegria

Eis como garanto meu sorriso:

Finjo que acredito no Fundo de Garantia

Do meu tempo de serviço.

Finjo que é bonança,  a aposentadoria.


A Cidadã de 88 ainda diz

Que com meu salário dá pra eu ser feliz.

Talvez, porque sou trabalhador e, igual ao doutor,

Também dou  receitas pra acabar com a dor.

Afinal, sou artista, e igual ao dentista,

Obturo a cárie do sorriso equilibrista.


Conquisto... conquisto, mensalmente, meu salário

E melhores dias no meu bolso operário. (5 vezes).

 

52 visualizações