Juiz Carlos Gustavo Castro é o novo titular da Vara do Trabalho de Estreito

sexta-feira, 2 de Setembro de 2022 - 17:34
Redator (a)
Suely Cavalcante
Revisor (a)
Gisélia Castro
Desembargador Carvalho Neto elogiou a atuação do magistrado Carlos Gustavo Castro
Desembargador Carvalho Neto assinou o ato de posse da titularidade do juiz Gustavo Castro.

Magistrados, familiares e servidores prestigiaram a solenidade, que foi um momento de homenagens

O juiz do Trabalho Carlos Gustavo Brito Castro tomou posse no cargo de titular da Vara do Trabalho de Estreito, localizada a 721 km de São Luís. A solenidade de posse foi realizada na tarde dessa quinta-feira (1/9), no Gabinete da Presidência. Gustavo Castro foi promovido pelo critério de antiguidade, conforme a Portaria do Gabinete da Presidência n° 541/2022. A VT estava sem juiz titular desde junho deste ano, em virtude da remoção do juiz Maurílio Ricardo Néris para exercer a titularidade da Vara do Trabalho de Presidente Dutra.
Na abertura da solenidade, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), desembargador Carvalho Neto, parabenizou o juiz pela nova etapa na carreira, destacando a importância da presença dos pais do magistrado, Vitorino Castro e Maria Madalena Castro, na solenidade de posse de titularização. “É uma graça chegar onde chegou com seus pais vivos, participando deste momento, e também na presença dos filhos Carlos Gustavo Castro Filho, Micael Castro e Maria Vitória Castro”. 
O desembargador Carvalho Neto falou da alegria de ser o presidente do Tribunal a dar posse a Gustavo Castro no cargo de juiz titular da Vara de Estreito, “um juiz probo, decente, que sempre trabalha com os ritos”. Carvalho Neto disse que a titularização talvez seja o momento mais importante da carreira, pois “já fez a trajetória como juiz substituto agora vai palmilhar o caminho normal para alçar os voos que deseja na sua carreira”. Então, “nunca perca sua ética, seu empenho de moralidade”, conclamou.  
Ao saudar o juiz Gustavo Castro, o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (MA), Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, o fez de forma poética, e desejou ao magistrado que quando ele for fazer audiências, lidar com a OAB, com as partes, “que seja apenas uma alma tocando outra alma porque essa é a nossa função. Então a jurisdição, a titularidade numa região geográfica é também isso: ter uma comunidade para cuidar, para olhar e fazer crescer”. Carlos Eduardo observou que os direitos sociais têm sido muito atingidos, atacados, menosprezados e que “a presença de um juiz do trabalho firme, mas com um olhar no social é uma de capacidade de melhora de todo o contexto. Eu conheço seu olhar, eu conheço sua história, eu conheço você e sei que Estreito vai ganhar profundamente”.
A homenagem seguinte foi feita pelos pais do magistrado. Vitorino e Maria Madalena parabenizaram o filho e desejaram que ele continue trilhando o caminho que traçaram para ele, ou seja, o caminho da honestidade, da seriedade, da amizade, do amor. “Seja muito feliz e que Deus continue te abençoando”.
O juiz Nelson Robson Costa de Souza, titular da 2ª Vara do Trabalho de Imperatriz, iniciou a saudação destacando a competência, profissionalismo e retidão de Gustavo Castro. Também falou da amizade com o magistrado. “É um dos grandes amigos que fiz no Tribunal. E cada passo que ele dá para a frente é como se eu tivesse dando o mesmo passo. Cada alegria que ele tem é como se eu tivesse sentindo a mesma alegria".
Nelson Robson também desejou que o titular de Estreito tenha uma estadia produtiva, feliz. “Sei que ele está muito entusiasmado com essa nova etapa da carreira. Então quero dizer da emoção que eu tenho de ver um amigo tão querido, tão especial, realizando um projeto iniciando uma nova etapa e tão feliz e entusiasmado. Desejo a você toda felicidade”.
O irmão Marco Antonio Castro ficou muito emocionado. Advogado, Marco Antonio falou pela OAB-MA. Ele lamentou não ter tido oportunidade de fazer uma audiência com Gustavo por causa dos laços de parentesco, “mas o que escuto de todos os colegas advogados é que você é um bom juiz, então é unânime dentro da OAB que vamos perder um grande magistrado em São Luís, mas certamente Estreito vai ganhar um excelente juiz”.
A homenagem continuou com a manifestação do juiz Paulo Mont”Alverne Frota, titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís e diretor do Fórum Astolfo Serra. Ele falou da felicidade que sentia em participar da posse e disse que o magistrado vai continuar sendo merecedor de toda reverência. “Como falaram seus pais, pra nós é motivo de imensa alegria saber que você está agora numa nova caminhada, numa nova trajetória. Torço muito por você e faço minhas as palavras do desembargador Carvalho Neto quando louvou a presença de seus pais, pois eu não tive esse luxo. Seja muito feliz, meu amigo”. 
O juiz auxiliar da Presidência, Saulo Fontes, também falou da amizade com Gustavo Castro e também das experiências com as questões associativas de interesse dos magistrados e magistradas. Saulo reiterou a competência do novo titular de Estreito. “Gustavo é um juiz competente que se relaciona muito bem com a sociedade, com os advogados, colegas e que decide. Ele é um dos nossos melhores quadros”.
Emocionado, o magistrado Gustavo disse que foi difícil segurar a emoção diante de tantas homenagens. Primeiramente, ele agradeceu ao presidente pela condução do processo de promoção por antiguidade. “O presidente Carvalho Neto fez o que se espera de um presidente que conduz um tribunal da envergadura do nosso. Queria lhe agradecer de público por ter sido o presidente que é e que foi comigo. Queria agradecer as presenças dos meus colegas, faltam alguns, mas aqui está plenamente representado o que construí de amizade e irmandade neste Tribunal”.
Em seguida, agradeceu aos servidores, em especial ao servidor Carlos Simeão Silva Santos, diretor de secretaria da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, que o acompanhou nos últimos anos enquanto juiz substituto.
Na oportunidade fez homenagem especial ao desembargador do TRT Luiz Cosmo da Silva Júnior, que não participou da posse por estar em viagem oficial pelo Tribunal. Gustavo foi juiz auxiliar da Presidência na gestão do desembargador Luiz Cosmo. “Com Luiz Cosmo, eu conheci lealdade, companheirismo”.
Também agradeceu e destacou a importância dos familiares na sua vida pessoal e como magistrado, em especial, aos pais, filhos e irmão presentes na solenidade. Gustavo destacou dois momentos importantes na carreira: “primeiro é a posse como juiz, momento em que seu esforço individual é recompensado. Você estudou e se tornou juiz. O segundo momento é o da vitaliciedade, pra mim esse é o mais importante da carreira do juiz, pois é reconhecido pela sociedade e pelo Tribunal por ter capacidade técnica para julgar e aplicar o Direito”. 
Gustavo Castro afirmou que a titularidade não é só um momento de promoção, mas um momento de prestação de conta. “Sou juiz há 15 anos neste tribunal. Tenho sido um juiz trabalhador, honesto. Eu não atrasei mais do que 10 sentenças dos mais 5 mil processos que julguei. Não há um servidor deste Tribunal ou terceirizado que eu tenha distratado. Não há um advogado ou uma parte que possa dizer que foi injustiçado. Sou um juiz que está trabalhando para o cidadão, para o jurisdicionado. Nesse momento quero dizer para os meus pais o que eu fiz e mostrar para meus filhos o que tenho feito e posso dizer que tenho cumprido a minha missão. Estou muito satisfeito e feliz com Justiça do Trabalho”
Ele disse que é muito feliz e honra o que faz “porque isso é que tem sustentado a minha família e tem me dado muita alegria e é o que quero continuar fazendo. Agradeço demais aos que me ajudaram, aprendi muito com a advocacia trabalhista no Maranhão, destaco aqui a advogada Leônia Alencar e o advogado Antonio Veras, ambos já falecidos. “Sem os meus colegas, sem o apoio da minha família, sem os servidores, sem advocacia nada poderia ter sido efeito. Então agradeço a todos e espero poder continuar fazendo esse trabalho em prol do Maranhão, do Brasil”, concluiu.

Registro histórico – Gustavo Castro fez a última audiência como juiz do Trabalho substituto na 3ª Vara do Trabalho de São Luís, no dia 29 de agosto de 2022 (processo nº 0016699-22.2022.5.16.0003). Na oportunidade, agradeceu especialmente todos os advogados ao fazer referência in memorian à advogada Leônia Alencar e ao advogado Antonio Veras, que ao longo dos anos estiveram contribuindo para o desenvolvimento da Justiça do Trabalho e aplicação das normas; destacou o valoroso trabalho dos servidores da 7ª e 3ª Varas do Trabalho de São Luís, “sem os quais esse Magistrado não poderia realizar os serviços que foram prestados aos jurisdicionados dessa cidade”, disse.

Carlos Gustavo Brito Castro – tomou posse como Juiz do Trabalho Substituto em 23.03.2007, tendo exercido jurisdição na 7ª e 3ª Varas do Trabalho de São Luís. Foi Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI) no período de 2011 a 2013. Foi juiz auxiliar da Presidência de 2014 a 2015.   

Vara do Trabalho de Estreito – a sede da vara trabalhista localiza-se na Rua São Sebastião, n.º 55, bairro Centro. A jurisdição da VT abrange os municípios de Campestre do Maranhão, Carolina, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Lajeado Novo, Porto Franco, São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes. 
 

397 visualizações