JT-MA: Vara do Trabalho de Bacabal avança com pauta regular e audiências unas telepresenciais

quinta-feira, 16 de Julho de 2020 - 16:24
Redator (a)
Edvânia Kátia

As audiências de todas as novas ações ajuizadas na Vara do Trabalho de Bacabal estão ocorrendo de forma telepresencial, salvo impossibilidade técnica das partes e advogados, devidamente justificada. Apesar dos obstáculos impostos pela pandemia e da impossibilidade de realização de atos presenciais, foi restabelecida a pauta regular, com audiências unas, com média de 20 a 30 processos por semana.

Já no início do mês de maio, a VT de Bacabal começou a realizar audiências telepresenciais, de conciliação e de instrução, com excelentes resultados. Diante dessa boa experiência, que ajudou partes, advogados, servidores e magistrados a conhecerem melhor a ferramenta de videoconferência (Google Meet), bem como permitiu aperfeiçoar os procedimentos adotados, foi determinada a regularização da pauta ainda no mês de junho, com a marcação de audiência telepresencial para todas as novas ações ajuizadas.

Segundo o juiz titular da Vara, Bruno de Carvalho Motejunas: “O resultado são várias conciliações, decisões saneadoras com andamento processual, instruções e autos conclusos para julgamento. Nesse momento tão desafiador, é com satisfação que constato que algumas ações que foram ajuizadas na Vara de Bacabal após o início da pandemia já tiveram sua audiência e resultado definitivo em primeiro grau, por meio de acordo entre as partes ou por uma sentença. Com isso, buscamos manter a celeridade e a efetividade, marcas características da Justiça e do Processo do Trabalho”.

Ainda de acordo com o magistrado, “É a Justiça do Trabalho apresentando à sociedade uma resposta rápida e efetiva a esse desafio imposto pela pandemia, adaptando-se ao que se convencionou chamar ‘novo normal’, que irá perdurar, pelo menos, até o retorno dos atos presenciais”, pontuou.

80 visualizações