JT-MA: servidores das Varas do Trabalho fazem avaliação positiva do treinamento sobre e-Gestão

terça-feira, 1 de Abril de 2014 - 17:07
Redator (a)
Suely Cavalcante
Servidores avaliaram positivamente treinamento sobre e-Gestão

Para 62% dos servidores inscritos no treinamento sobre o e-Gestão (Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho no âmbito de primeiro e segundo graus de Jurisdição), a atividade foi muito satisfatória. Além do espaço físico onde ocorreu o treinamento, também foram bem avaliadas a disponibilidade e facilidade de acesso aos programas informatizados; a metodologia, especialmente pela adequação e troca de experiências; qualidade do material didático; aplicação no campo de trabalho; desempenho das facilitadoras (facilidade de comunicação, domínio dos conhecimentos, cumprimento do horário e clima favorável à participação), entre outros.

Sob a coordenação da Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), a capacitação sobre e-Gestão foi ministrada pelas servidoras Célia Cristina Nunes Muniz (do Gabinete da Presidência) e Olívia Maria  Oliveira de Almeida (da Corregedoria), no período de 26 a 28 do mês passado, no auditório da Ejud. Dividido em dois módulos, o treinamento teve uma parte teórica, com apresentação do sistema e manuais que tratam da utilização do e-Gestão, e a parte prática, reservada para oficinas, oportunidades em que os servidores utilizaram o sistema e esclareceram dúvidas referentes ao manuseio. Instituído pelo Provimento nº 002/2008, da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, o e-Gestão tem como referência a Tabela Processual Unificada do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para a servidora Aline Lopes Ruas, diretora de secretaria da Vara do Trabalho de Balsas, no sul do Maranhão, o treinamento foi muito importante, pois além dos esclarecimentos acerca de procedimentos do e-Gestão, proporcionou-lhe uma aprendizagem mais detalhada sobre utilização de andamentos adequados para cada situação. Ela também disse que a atividade possibilitou a troca de experiências com servidores de outras unidades judiciárias, que convivem com a mesma realidade experimentada na VT de Balsas. Aline acrescentou que agora irá “trabalhar com mais precisão na atualização de dados, na checagem de andamentos, na eliminação de inconsistências futuras, especialmente na análise da qualidade das informações”.

Edilmar de Assis Passos, servidor da VT de Santa Inês, afirmou que o treinamento esclareceu muitas dúvidas, inclusive quanto aos andamentos e sua importância para as estatísticas do Tribunal. No seu primeiro contato com o e-Gestão, o servidor ressaltou a parte que tratou de validação das remessas de dados estatísticos. A validação ocorre quando não há erro na transmissão dos dados.

O servidor Francisco de Assis Silva Santos, da 6ª VT de São Luís, também ressaltou a relevância da atividade, particularmente pela obtenção de conhecimentos mais aprofundados sobre o sistema, bem como o esclarecimento de dúvidas. Ele salientou que a prática é fundamental para a correção de inconsistências do sistema. “Por isso, o treinamento prestado pelas nossas colegas Olívia e Célia veio a engrandecer a qualidade do trabalho a ser desenvolvido”, destacou.

Representante da Vara do Trabalho de Caxias, na região dos cocais maranhenses, a servidora Gima Demes de Castro Feitosa, disse que o treinamento foi muito válido, tendo em vista que proporcionou um entendimento maior acerca da importância e utilidade do sistema e-Gestão, além de ter prestado esclarecimentos sobre seu correto manuseio. Além disso, “foram dadas orientações sobre a necessidade de uma correta alimentação do sistema SAPT (Sistema de Acompanhamento Processual Trabalhista), a fim de obtermos um retrato o mais fidedigno possível da situação processual da unidade judiciária”, acrescentou.

A servidora Josemary Ribeiro de Jesus, da 1ª Vara do Trabalho de São Luís, disse que o treinamento foi bem didático e uma oportunidade de consolidar conhecimentos sobre o sistema, uma vez que trabalha com o e-Gestão há mais de um ano.

De acordo com Elizabeth Carneiro dos Santos Abreu, servidora da VT de Timon, o treinamento foi muito proveitoso. “Tiramos dúvidas, adquirimos novos conhecimentos e trocamos experiências com colegas de outras VTs. Aproveitamos para fazer correções, eliminar inconsistências e melhorar a qualidade das informações prestadas”, concluiu.

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