Janeiro Branco: TRT-16 encerra campanha com palestra reflexiva acerca dos cuidados com a saúde mental

quarta-feira, 31 de Janeiro de 2024 - 15:50
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Psicóloga Sandra Lima explica sobre a importância de cuidar da saúde mental.
Participantes da palestra “Não deixe a vida passar em branco!”, com a palestrante Sandra Lima ao centro.

Como parte das atividades de encerramento da campanha Janeiro Branco, o Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão), por meio do Setor de Saúde, realizou a palestra “Não deixe a vida passar em branco!”, ministrada pela psicóloga Sandra Lima, para conscientizar o público interno do TRT-16 acerca da importância de cuidar da saúde psicológica e emocional. A palestra aconteceu na manhã desta terça-feira (30/1), no auditório da Escola Judicial, e reuniu integrantes da magistratura, corpo funcional, terceiradas e terceirizados, estagiárias e estagiários.
A psicóloga Sandra Lima iniciou com uma dinâmica lúdica, como forma de derrubar barreiras emocionais que impeçam a criação de laços entre colegas de trabalho, aumentando, assim, a proximidade, a partir da demonstração de pequenos gestos. Nela, os participantes estiveram com placas colocadas no pescoço, que continham pedidos afetuosos aos colegas em volta, como pedidos de abraços, apertos de mão e sorrisos.
Em seguida, a profissional detalhou o real significado de saúde mental atribuído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O termo se refere a um completo estado de bem-estar físico, mental e social, onde o indivíduo reconhece suas próprias habilidades e consegue lidar com os estresses do cotidiano. Segundo a psicóloga, identificar as suas fragilidades emocionais e reconhecê-las, perante o auxílio de um profissional, são importantes passos para o tratamento das doenças mentais.
Sandra Lima também destacou que é necessária a existência de um equilíbrio entre mente e corpo, pois a temática de saúde mental não esteve em pauta durante muito tempo, o que resultou na falta de cuidados necessários com a mente e com o corpo, como a pausa para um descanso durante uma atividade exaustiva ou praticar exercícios físicos. 
Para encerrar a palestra, a psicóloga explicou que o tema “Não deixe a vida passar em branco!” conduz a uma reflexão que diz respeito ao significado da campanha Janeiro Branco: “Como uma folha em branco pra você poder escrever, pintar, apagar, escrever de novo e encher de cor. Vamos fazer com que os janeiros sejam mais do que mês de férias. Que a cada virada simbólica de ano, possamos pensar: ‘eu sou o autor da minha vida!’. Quem cuida da mente cuida da vida. Proteja a sua mente e a sua mente o protegerá”, finalizou.
Certificados
A Escola Judicial, também parceira na realização do evento, emitirá certificados para os inscritos na palestra. Os participantes devem acessar o Portal da EJud16 para responder um questionário de avaliação pós-evento, acerca dos conteúdos e conhecimentos adquiridos.
Palestrante
Sandra Lima é graduada em Psicologia, pela UFMA; pós-graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, pela Faculdade Estácio de Sá; em Dependência Química, pela UFMA; em Saúde do Idoso, pela UFMA; em Saúde da Mulher, pela UFMA; e em Avaliação Psicológica, pelo IPOG. Possui curso de extensão de Suicidologia, pela USP.

 

126 visualizações