Janeiro Branco: TRT-16 apoia campanha de conscientização sobre a saúde mental e emocional

quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024 - 14:16
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Luane Freitas

O mês de janeiro é marcado pela conscientização sobre saúde mental e emocional, e o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) está engajado nessa importante iniciativa. Criada em 2014 pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, a campanha Janeiro Branco visa promover o diálogo em torno do cuidado com a saúde mental, sobretudo no ambiente de trabalho.
Além de incentivar a prevenção de doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade e depressão, a proposta busca disseminar informações sobre os benefícios do cuidado mental e emocional e combater o estigma associado ao tratamento especializado.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking global de pessoas ansiosas, com quase 19 milhões de indivíduos afetados pela ansiedade. A OMS também alerta para a saúde mental no país, prevendo que um em cada quatro brasileiros poderá enfrentar algum transtorno mental ao longo da vida.
Segundo Marilda Amorim, chefe do Setor de Saúde, "O mês de Janeiro Branco representa um processo de conscientização quanto à importância da promoção da saúde mental e da prevenção de doenças psiquiátricas. Assim, é essencial estabelecer situações e atividades que favoreçam a saúde mental, a exemplo de priorizar os laços familiares, o lazer, a prática esportiva, além de cuidar da saúde física e traçar objetivos e metas alcançáveis para o ano que se inicia".
Slogan da campanha

A essência da discussão é resumida no lema "Cuidar da mente é cuidar da vida!", escolhido com o intuito de instigar a reflexão sobre a importância de buscar apoio e tratamento psicológico ou psiquiátrico.

211 visualizações