Iniciada correição no Centro Jurídico de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da primeira instância em São Luís

quarta-feira, 23 de Março de 2022 - 11:39
Redator
Ana Karolina Brito
Revisor
Suely Cavalcante
Corregedor regional, Gerson de Oliveira, abriu a correição no Cejusc-JT

O vice-presidente e corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, abriu, na manhã desta quarta-feira (23/3), a visita correicional no Centro Jurídico de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da primeira instância em São Luís (Cejusc-JT). Participaram da abertura as juízas do trabalho substitutas Ângela Cristina Carvalho Mota Luna e Márcia Suely Corrêa Moraes Bacelar, respectivamente, as coordenadoras titular e substituta do Cejusc-JT, a assessora da unidade, Adriana Oliveira Ramos; e a equipe de servidores da Secretaria da Corregedoria. 
Conforme o Edital de Correição n° 5/2022, a ação correicional está sendo realizada na modalidade híbrida (presencial e telepresencial), e vai ser encerrada às 10 horas nesta quinta-feira, 24/3. Realizada por meio da plataforma Zoom, a atividade telepresencial segue o disposto no Provimento CR-TRT16 nº 1/2020, que regulamenta a realização de correições, por meio remoto.
Durante a correição, o corregedor examina processos, registros e documentos de modo a verificar a regularidade da prestação jurisdicional, bem como das atividades administrativas, determinando, ao final, as providências necessárias à melhoria dos serviços prestados no âmbito das Unidades. O corregedor também fica à disposição dos interessados, especialmente das partes processuais, advogados, representantes do Ministério Público do Trabalho e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Maranhão, que enviaram e-mail solicitando a participação por meio de videoconferência. 
Equipe - a equipe que acompanha o desembargador é composta pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência e da Corregedoria, Paulo Fernando da Silva Santos Júnior; e os servidores Antônio José Silva Ferreira, secretário da Corregedoria; Carolina dos Santos Mendonça Lima; David Tedson Mendonça Ferreira e Olívia Maria Oliveira Almeida. A equipe de correição poderá ser acionada por meio dos telefones (98) 2109- 9310 ou (98) 98402-7758, ou por e-mail: correge@trt16.jus.br.
Correição - a correição está prevista no artigo 682, inciso XI, da Consolidação das Leis do Trabalho, combinado com o inciso II do artigo 27 do Regimento Interno do Tribunal. A atividade correicional deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Entre os itens analisados nas visitas estão o andamento processual e o cumprimento de procedimentos previstos no Regimento Interno e no Provimento Geral Consolidado da Corregedoria do TRT-MA. 
Cejusc-JT - localizado no 3º andar do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, o Cejusc-JT é uma estrutura equiparada a uma unidade judiciária que desenvolve trabalhos correlatos à política de autocomposição. Juízes e juízas supervisores, servidores e servidoras utilizam técnicas avançadas de mediação, mostrando às partes envolvidas em conflitos que chegar a um consenso por meio do diálogo pode ser mais vantajoso. 

167 visualizações