Gestores do TRT participam da 2ª Reunião de Análise da Estratégia

segunda-feira, 27 de Setembro de 2021 - 16:48
Redator (a)
Edvânia Kátia

Gestores da área administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT Maranhão) estiveram reunidos na manha desta segunda-feira (27) para apresentar e analisar os indicadores da Justiça do Trabalho do Maranhão na 2ª Reunião de Análise da Estratégia. As reuniões estão previstas no artigo 9º da Resolução 325 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Amanhã, dia 28, será a vez dos gestores das áreas judiciais.

O planejamento do TRT do Maranhão é composto de 21 metas, sendo 14 administrativas e sete judiciais.  Na perspectiva da sociedade, está a avaliação do nível de satisfação da imagem do Poder Judiciário perante a sociedade. Há também metas relacionadas à gestão socioambiental, acessibilidade, tecnologia da informação, controle interno, entre outras. Os gestores apresentaram um resumo das atividades que as unidades estão realizando para o cumprimento das metas.

Na área da Tecnologia da Informação, o coordenador da Secretaria de Tecnologia da Informação, Rafael Robson de Sousa Neto, explicou que a meta dos processos eletrônicos esta cumprida. Ele também falou do balcão virtual e dos alvarás eletrônicos e do novo processo eletrônico administrativo, em fase de implantação. Uma das metas é atingir, no mínimo, 90% do índice de desempenho dos órgãos no prêmio CNJ de qualidade nos eixos “Governança” e “Dados e Tecnologia”. Outras duas metas são aumentar a tramitação dos processos de forma eletrônica e avaliar o índice de satisfação com os sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicações.

A coordenadora da Secretaria de Orçamento e Finanças, Flávia Regina Rego Cordeiro, garantiu que a unidade está fazendo o acompanhamento da execução orçamentária sistematicamente para que o Tribunal possa alcançar a meta de apurar o índice de execução das dotações para despesas discricionárias.

Na área do Controle Interno, a meta é atender acima de 70% às demandas e recomendações requeridas, decorrentes de auditoria.  O servidor Augusto pontuou que para este primeiro ano não há como atingir porque os relatórios dos anos anteriores não estão enquadrados para as respostas requeridas.

 chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Daniel Leite Guimarães,  apresentou os resultados do Plano de Logística Sustentável. A unidade é responsável pela meta relativa ao aumento do Índice de Desenvolvimento Social do Tribunal, anualmente, com base nos indicadores mínimos para avaliação do desempenho ambiental e econômico do PLS-PJ.
A chefe do Setor de Saúde, Marilda Amorim Pereira de Sousa, falou da meta de promoção da saúde de magistrados e servidores e elencou uma série de atividades previstas para acontecer ainda este ano e destacou a realização dos exames periódicos.

A chefe do Setor de Comunicação Social, Edvânia Kátia, falou do desafio de fortalecer a imagem do Poder Judiciário, meta nacional da Justiça do Trabalho e que também foi contemplada no planejamento da Justiça do Trabalho do Maranhão. Ela listou os canais utilizados pelo TRT Maranhão para atingir o público interno e externo e ressaltou a importância da colaboração de todos os gestores para atingir a meta porque considera que, embora haja uma área específica, a finalidade da meta só será atingida com a contribuição de todos.

Durante a reunião, o presidente do TRT Maranhão, desembargador José Evandro de Souza, pontuou a necessidade de colaboração dos gestores para o alcance das metas previstas para este ano. O diretor-geral, Manoel Pedro de Castro, também reforçou a necessidade do empenho de todos.

O coordenador da Secretaria de Planejamento, Pesquisa e Estatística, Marcos Pires Costa, destacou o empenho das unidades para o cumprimento da meta. Ele destacou ainda a importância da meta relativa ao índice de desempenho dos órgãos no prêmio CNJ de qualidade nos eixos “Governança” e “Dados e Tecnologia”, que deve ser de, no mínimo 90 por cento.

 

154 visualizações