Gestores das unidades da área administrativa do TRT-MA participam da 1a Reunião de Análise Estratégica do ano

sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2022 - 9:45
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante

Os gestores da área administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT Maranhão) estiveram reunidos na manhã de terça-feira (15) para apresentar e analisar os indicadores da Justiça do Trabalho do Maranhão na 1ª Reunião de Análise Estratégica (RAE). Também participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, e o juiz do trabalho substituto Sergei Becker, atual coordenador da Escola Judicial. As reuniões estão previstas no artigo 9º da Resolução 325 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na quarta-feira (16), foi a vez dos gestores das áreas judiciais.
A reunião teve como objetivo avaliar e acompanhar os resultados do Tribunal, buscando possíveis subsídios para o aprimoramento do desempenho institucional. Foram tratados assuntos que envolvem o Planejamento Estratégico Participativo, o Prêmio CNJ de Qualidade e Ranking da Transparência, além das apresentações de cada unidade administrativa do TRT-MA sobre os resultados referentes ao ano de 2021. 
Durante a RAE, a Coordenadoria de Gestão Estratégica informou os índices do Tribunal no Ranking da Transparência do Poder Judiciário. O Ranking tem como finalidade avaliar o grau de informação e de transparência dos Tribunais e Conselhos. Os resultados são divulgados anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo os dados apresentados, o TRT-MA teve um avanço nos índices de transparência, conseguindo atingir 91,30% das demandas requeridas, obtendo 189 pontos dos 207 pontos possíveis. 
Quanto ao Prêmio CNJ de Qualidade, ao contrário dos anos anteriores, o Tribunal não conseguiu nenhuma premiação, ficando imediatamente atrás do último colocado na Categoria Prata (TRT da 10ª Região) com apenas 0,45% de diferença. Apesar disso, teve boa performance nos Eixos Temáticos “Transparência” e “Dados e Tecnologia” com 88,98% da pontuação possível.
Também foram apresentadas as medidas a serem adotadas no Plano Estratégico Participativo 2021-2026, como o monitoramento dos indicadores, das metas e dos objetivos estratégicos, divulgação dos resultados.
O Plano Estratégico do TRT do Maranhão é composto de 21 metas, sendo 14 administrativas e sete judiciais.  Na perspectiva da sociedade, está a avaliação do nível de satisfação da imagem do Poder Judiciário perante a sociedade. Há também metas relacionadas à gestão socioambiental, acessibilidade, tecnologia da informação, controle interno, entre outras. Os gestores apresentaram um resumo das atividades que as unidades estão realizando para o cumprimento das metas.
Na área de Acessibilidade e Inclusão, Gisélia Castro Silva, secretária da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal, destacou a necessidade de aumentar o índice de acesso à pessoa com deficiência e mobilidade reduzida e apresentou as ações que estão sendo realizadas dentro dos eixos da gestão, educação inclusiva e acessibilidade comunicacional. Por fim, apresentou dados comparativos entre o ano de 2020 e 2021, e revelou o crescimento de 102 ações na acessibilidade, sendo possível concluir, que a meta da Comissão foi atingida.
O chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Daniel Leite Guimarães, ressaltou que a meta da unidade é definida pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS), mas que os resultados só podem ser obtidos a partir do Balanço Socioambiental feito pelo CNJ, que serve de referência para o Tribunal. Ele também falou das providências adotadas pelo setor com objetivo de melhorar os resultados do IDS.  
Na área do Controle Interno, a meta era atender acima de 70% às demandas e recomendações requeridas, decorrentes de auditoria. O servidor Augusto revelou que faltam 8 deliberações monitoradas a serem cumpridas para que se alcance a meta em sua plenitude.
Na Secretaria de Orçamento e Finanças, o servidor Rogério Ferreira Rodrigues, explicou que o desempenho da unidade teve uma melhora significativa a partir do mês de agosto. Ele afirmou que a meta anual foi superada e que o Tribunal atingiu 103,9% da meta estabelecida, demonstrando agilidade no processo de liquidação das despesas.
A secretária executiva substituta da Escola Judicial, Luana Cavalcante Salgado Maciel, afirmou que as metas da Escola eram promover a capacitação de magistrados e servidores. O resultado obtido foi de 449 capacitações de magistrados e 1.321 capacitações de servidores. Ela explicou ainda que não é possível fazer um levantamento percentual somente a partir dos números obtidos e que a EJUD16 se baseou na quantidade de emissões de certificados para expressar numericamente os dados apresentados. 
Na área de Comunicação Social, a meta estabelecida era realizar uma pesquisa sobre o índice de satisfação do Poder Judiciário. O coordenador de Gestão Estratégica, Marcos Costa, afirmou que a meta foi cumprida, porém, não foi possível apresentar os resultados na reunião por haver necessidade de consolidação das informações. 
A coordenadora do Setor de Saúde, Marilda Amorim, explicou que a meta estabelecida ficou suspensa por causa da pandemia e da migração dos sistemas de prontuário eletrônico do TRT-MA.  Ela destacou ainda que a unidade esteve empenhada em realizar ações como campanha de vacinação contra o vírus H1N1, realização de palestras nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, além de uma ação solidária para aquisição de produtos de limpeza e higiene pessoal, destinados ao Hospital Aldenora Bello. 
Na área da Tecnologia da Informação, o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), Rafael Robson de Sousa Neto, apresentou as metas do setor e falou da atuação da unidade em outros eixos. Ele também destacou as implementações de serviços durante o ano de 2021 como o da atermação virtual, balcão virtual e Zoom para audiências trabalhistas; alvará eletrônico, E-Cartas, sistema de gestão de precatórios e audiências da Justiça do Trabalho – AUD versão 4 no Sistema PJe-JT; implantação de solução VOIP no interior e nova Central de Atendimento de TI com polos de atendimento no interior do estado.

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