Gestão Estratégica do TRT-MA define metodologia de avaliação periódica do Plano Estratégico 2015-2020

quinta-feira, 9 de Abril de 2015 - 16:23
Redator (a)
Rosemary Araujo
Desembargador Luiz Cosmo faz a abertura da I RAE de 2015.

Na tarde desta terça-feira (7/4), a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizou a I Reunião de Análise da Estratégia de 2015 (RAE), no Gabinete da Presidência, para dar início às atividades de acompanhamento e execução do Plano Estratégico 2015-2020, aprovado pela Portaria GP nº 1254/2014. Na oportunidade, secretários, diretores, assessores e chefes de unidades judiciais e administrativas do Tribunal deliberaram sobre a metodologia mais adequada a ser utilizada nas próximas RAE’s, para a avaliação periódica do andamento da execução do Plano Estratégico.

O presidente do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, fez a abertura da reunião, relembrando que sua gestão já cumpriu cinco trimestres e só faltam três para se trabalhar o Plano Estratégico com a equipe atual. Ele também pediu a colaboração e o empenho de todos para que a Administração 2014-2015 deixe um legado positivo para as futuras gestões. “Todos que passam pela Presidência deste Tribunal deixam um legado, e eu quero deixar o meu da melhor forma possível. Nesta reta final, quero pedir aos senhores que se empenhem para deixarmos um marco positivo da nossa gestão, pois ela não é só minha, mas de todos nós. Assim também como o resultado que deixarmos será de responsabilidade nossa”, destacou o desembargador, esclarecendo, ainda, que essas reuniões para avaliação da estratégia são justamente para o acompanhamento constante do cumprimento do Plano 2015-2020.

Em seguida, o coordenador da CGEEP, Ciro Ibiapina Cardoso, leu a mensagem “A menina do vestido azul” para estimular a reflexão sobre a importância da divisão de esforços para o alcance de um resultado melhor na execução do Plano Estratégico do TRT-MA.

Considerando os termos da Portaria GP nº 1254/2014, Ciro Ibiapina apresentou o Plano Estratégico, iniciando pela definição das unidades participantes do Conselho de Gestão Estratégica, coordenado pelo Presidente do Tribunal e composto pelos incentivadores (Presidência, Vice-Presidência, Diretoria-Geral, Secretaria de Administração e Escola Judicial) e pelos gestores das unidades fiscalizadoras (Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria da Corregedoria, Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, Coordenadoria de Controle Interno, Coordenadoria de Serviços Gerais, Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações, Escola Judicial, Seção de Engenharia e Seção de Saúde). O Conselho se reunirá a cada quatro meses para a realização das RAE’s, funcionando de maneira a construir os resultados que o Tribunal pretende alcançar, com a participação dos setores estratégicos envolvidos para tal fim, assim como com a colaboração de cada magistrado e servidor da instituição.

O Plano Estratégico 2015-2020 do TRT-MA é composto de programas que abrangerão variados projetos alinhados aos indicadores das metas e propostos ao longo da duração do Plano. Os programas serão desenvolvidos por comitês específicos, responsáveis pelo atingimento dessas metas. Ao todo, são 35 as metas a serem alcançadas, dentre as quais, 22 institucionais (estabelecidas pelo próprio TRT-MA) e mais 13 nacionais definidas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), sendo sete destas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A metodologia acordada pelos participantes para a realização das RAE’s foi dividir as reuniões de análises dos indicadores em dois grupos: um dos gestores das unidades administrativas e outro dos gestores das unidades judiciais; e, ao final, um encontro conjunto para o compartilhamento dos resultados. O diretor-geral, Júlio César Guimarães, frisou a importância de divulgar, de forma transparente e permanente, esses resultados em ambiente virtual de fácil acesso a todos os interessados em acompanhar a evolução da execução do Plano Estratégico, o que foi aceito e deliberado como providência a ser tomada pela CGEEP. 

No mês de maio, a CGEEP inicia visitas de desdobramento da estratégia em todas as unidades para levar esclarecimentos acerca do Plano Estratégico e sobre a adequada utilização do Sistema de Gestão Estratégica (SIGEST), onde são alimentadas as informações do andamento do programas e projetos, a partir dos indicadores para atingimento das metas.

O Conselho de Gestão Estratégica se reunirá novamente nos dias 22 e 23 de junho, para dar continuidade às atividades deliberadas. 

Também participaram da reunião: Carlos Gustavo Brito Castro, juiz auxiliar da Presidência; Célia Cristina Nunes Muniz, secretária-geral substituta; Raimundo da Conceição Costa Lindoso, secretário de Administração; Marcos Pires Costa, secretário da Corregedoria; Celson de Jesus Moreira Costa, coordenador de Controle Interno; Manuel Alfredo Martins e Rocha Filho, coordenador de Serviços Gerais; José de Ribamar de Sousa Chagas Júnior, coordenador de Gestão de Pessoas; Romulo José Maia Moura, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações; Rafaela David Brito e Bartolomeu Cardoso Feitosa, respectivamente, chefe e chefe substituto da Seção de Saúde; Aline Cristina Sales Lobato, Ângela de Carvalho Craveiro e Marcos Antonio de Souza Silva, servidores da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa.
 

 

9 visualizações