Fale Corregedoria do TRT-MA soluciona 97% das manifestações recebidas

quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2011 - 11:04

A Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) solucionou 97% das manifestações recebidas no ano passado por meio do Fale Corregedoria, serviço voltado para atender o cidadão. A maioria dos assuntos abordados foi relacionada ao andamento de processos judiciais, no percentual de 61% das manifestações. Quem mais procurou o serviço foram os reclamantes, com 75,6% do total de solicitações. Os dados estão no relatório de atividades de 2010 da Corregedoria. Das 152 manifestações recebidas, 147 foram resolvidas e cinco estão em andamento, conforme consta no relatório. Do total apresentado, 103 foram relativos a pedidos de providências, três críticas, duas sugestões e 44 referentes a outros assuntos. Dos pedidos de providências recebidos, 82 foram reclamações dos jurisdicionados sobre a demora na tramitação de processos, motivo pelo qual solicitaram auxílio da Corregedoria para imprimir celeridade nas ações. Em 26 dessas manifestações houve intervenção da Corregedoria junto às Varas Trabalhistas respectivas, o que correspondeu a 32% dos pedidos. O relatório mostra também que 34% das manifestações foram relativas a assuntos alheios às atribuições da Corregedoria (consulta sobre andamento de processos, direitos trabalhistas, solicitação para fiscalização de empresas, orientação de como proceder em processo em curso, entre outros). Quanto à atuação das varas trabalhistas ou unidade do TRT, do magistrado ou do servidor, o percentual de manifestações foi de 4%; e sobre a área da tecnologia da informação,1%. Entre os que buscaram o Fale Corregedoria, 115 foram reclamantes (pessoas com processos na justiça trabalhista) e duas solicitações foram feitas por reclamados (a outra parte no processo). Houve também manifestações de 14 advogados e 21 de outras pessoas. Os meios de contato utilizados pelos manifestantes com a Corregedoria foram o formulário eletrônico (138), e-mail (09) e telefone (05). O acesso ao serviço pode ser feito pelo site do TRT, no endereço www.trt16.jus.br no link Corregedoria; pelo telefone 098 2109.9343; pessoalmente no 6º andar do prédio sede do Tribunal ou ainda por correspondência para a Corregedoria do TRT, na Av. Senador Vitorino Freire, 2001, Areinha – CEP: 65010-650 Anos anteriores - em 2008 foram recebidas 183 manifestações pelo Fale Corregedoria e em 2009 foram 268, o que representa um acréscimo de 46% em relação ao ano anterior. Em 2010 houve um decréscimo de 42% em relação a 2009, com 152 manifestações recebidas. O serviço Fale Corregedoria foi instituído em 2004 no âmbito da Corregedoria Regional da Justiça do Trabalho, por meio do Ato GVP Nº 002, como um canal de comunicação entre a instituição e os jurisdicionados para receber denúncias, pedidos de providências, críticas ou sugestões dos usuários como forma de ampliar os mecanismos de controle e aperfeiçoamento das atividades da Corregedoria. Redação: Ediane Monteiro (estagiária de Jornalismo) Jornalista responsável: Valquíria Santana (DRT-MA 967)

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