Fachadas do prédio-Sede do TRT-MA e Fórum Astolfo Serra recebem nova iluminação em adesão à campanha "Abril Verde"

quinta-feira, 11 de Abril de 2019 - 12:02
fachada do prédio-sede iluminada de verde durante este mês
Arte: TST

Em adesão às ações da campanha Abril Verde, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) coloriu as fachadas do prédio-sede e do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, com iluminação verde. A iniciativa tem como objetivo a conscientização da sociedade sobre discussões que envolvam a saúde, segurança e a prevenção de acidentes e riscos no ambiente de trabalho, pautas que norteiam a campanha. A iluminação estará presente nas fachadas nas noites de todo o mês de abril. 
Ainda, a rampa que dá acesso ao plenário do prédio-sede do TRT também recebeu iluminação verde com refletores LED Rgb, assim como a fachada. Porém, no ambiente interno, a iluminação estará presente pela manhã e tarde, durante o horário de expediente do tribunal. 
Abril Verde
A campanha ocorre em abril, pois o mês é marcado por duas importantes datas: Dia Mundial da Saúde (7) e Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28). A segunda data foi instituída devido a um acidente que matou 78 pessoas em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. 
Brasil
Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho-MPT), divulgados no ano passado, ao menos um trabalhador morreu a cada quatro horas e meia de acidente de trabalho desde 2017. Além disso, de acordo como observatório, a estimativa é que a cada 48s um acidente ocorre nos locais de trabalho. 
TRT-MA e Abril Verde
No TRT-MA, a campanha segue o Programa Trabalho Seguro - Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que foi criado em 2011 por iniciativa do TST e do CSJT, em parceria com diversas instituições públicas e privadas. Visa à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos, por meio da articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e a sociedade civil.
Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

Foto: Luiz Pires

 

38 visualizações