Exposição virtual sobre Primeiro de Maio abre Semana da Memória do TST

segunda-feira, 2 de Maio de 2022 - 14:21

A tônica da mostra é o diálogo entre lutas e conquistas na evolução do Direito do Trabalho
29/04/22 - Em homenagem ao Dia do Trabalho e à Justiça do Trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho lançou, nesta sexta-feira (29), a exposição virtual permanente “1º de Maio: Diálogo entre lutas e conquistas”. A mostra abriu a Semana da Memória da Justiça do Trabalho de 2022.
A exposição propicia ao público uma viagem histórica, a partir dos movimentos de trabalhadores e trabalhadoras dos séculos XIX, XX e XXI, para retratar a evolução do trabalho e do Direito do Trabalho no mundo ocidental e as implicações desses movimentos na consolidação da legislação trabalhista no Brasil.
Lançada inicialmente em 2020, a mostra, em constante atualização, foi reeditada e aperfeiçoada com informações históricas relacionadas ao campo do Direito comparado, de modo a oferecer informações históricas acerca do Dia do Trabalho e da Justiça do Trabalho em outros países. O objetivo é demonstrar a importância do papel da Justiça do Trabalho e sua missão constitucional relacionada à Justiça Social e à pacificação das relações trabalhistas.
Semana da Memória
A Semana da Memória da Justiça do Trabalho é um evento que integra o calendário administrativo e institucional do TST. Ela é realizada anualmente, por meio da Comissão de Documentação e Memória, na primeira semana do mês de maio, desde 2011. 
Em 2022, a Semana da Memória englobará diversas iniciativas que registram a evolução do trabalho, do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho, além de fomentar a reflexão acerca de aspectos históricos essenciais para a compreensão do papel da Justiça do Trabalho.
Confira, a seguir, o cronograma das iniciativas em comemoração à Semana da Memória da Justiça do Trabalho de 2022:
2/5 - Lançamento da 2ª edição, revista e atualizada, do livro digital “Composições, Biografias e Linha Sucessória dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho”;
3/5- Lançamento da 2ª edição do livro digital “Bibliografia da História da Justiça do Trabalho: edição comemorativa dos 80 anos de Justiça Social no Brasil”;
4/5 - Lançamento da Exposição Virtual “Ações da Justiça do Trabalho na Pandemia da Covid-19”
5/5 - Lançamento do Manual de Conservação, Preservação e Restauração Documental e divulgação dos anais eletrônicos do Simpósio Internacional “Primeiro de Maio: pilares e desafios das relações trabalhistas contemporâneas”;
6/5 - Lançamento do Labor-Arq e divulgação da edição extra da Revista do TST comemorativa dos 80 anos da Justiça do Trabalho.
(Com informações da Comissão de Documentação de Memória do TST)
Fonte: TST.

32 visualizações