Escola judicial realiza palestra durante encerramento do Grupo de Estudo: “Direito e Psicanálise”

sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013 - 13:48

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), realiza na próxima sexta-feira, dia 25, às 10h,  a palestra “O Mundo Contemporâneo e a Mediação – Que contribuição a Psicanálise pode oferecer?”. O evento vai ocorrer na Escola, no 1º andar do prédio administrativo do Tribunal.

A atividade faz parte do encerramento do Grupo de Estudo: “Direito e Psicanálise”, desenvolvido no projeto “Compartilhando Conhecimento”, com a participação de magistrados e servidores.

Iniciado em julho do ano passado, o grupo se reunia quinzenalmente com o objetivo de discutir a interlocução entre as áreas do Direito e da Psicanálise, apontando as possibilidades de diálogo entre estes dois campos do conhecimento, articulando o aspecto propriamente epistemológico de cada uma das áreas com a atividade cotidiana dos operadores do Direito. Os encontros foram coordenados por Anícia Ewerton e Gustavo Martins.

Magistrados, servidores e estagiários que quiserem participar da palestra, devem fazer suas inscrições no Portal da Escola Judicial do TRT-MA. O palestrante será Eduardo Riaviz, psicanalista, psicólogo, doutor em Literatura e Membro Aderente da Escola Brasileira de Psicanálise/EBP.

Cronograma das atividades – No dia 23 de julho do ano passado o Grupo de Estudo fez a apresentação dos responsáveis pelo grupo de estudo, e houve a apresentação da palestra “Psicanálise nas instituições”. Dia 03 de agosto, o grupo se reuniu para apresentação dos Primórdios – um breve histórico da Psicanálise. Ainda em gosto (17) foram apresentados conceitos básicos de sintoma, recalque e repressão. No dia 31, o estudo foi sobre conceitos básicos de inconsciente e identificação.

Estruturas clínicas foi o tema discutido no dia 14 de setembro. Nos dias 28/09 e 19/10, houve a apresentação de conceito básico de transferência. Em 26 de outubro e 09 de novembro, foram discutidas noções de conflito na perspectiva do direito e da psicanálise. Em 07.12.2012, articulações sobre sujeito do direito e sujeito do desejo. Em 2013, no dia 11 de janeiro, o estudo foi continuação do assunto abordado anteriormente, ou seja, articulações sobre Sujeito do Direito e Sujeito do Desejo.

 
Redação: Wanda Cunha e Larissa dos Santos

6 visualizações