Escola Judicial realiza culminância do programa TRT na Escola nesta sexta-feira (1º/12)

quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 - 12:01
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Suely Cavalcante

Programa beneficiou cerca de 1482 estudantes ao longo do ano, sendo 975 em São Luís e 507 em São Domingos do Azeitão

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) realizará o encerramento das atividades do projeto TRT na Escola em São Luís, nesta sexta-feira (1º/12). A culminância está prevista para iniciar às 8h30, no auditório Juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede do TRT-16. Cerca de 100 alunos e alunas das seis escolas participantes devem estar presentes.
Também estarão presentes os representantes das Associações dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRAs) dos 24 regionais, além de magistradas e magistrados que colaboraram com as atividades do TRT na Escola deste ano. Em São Luís, as visitas nas escolas participantes e recepção dos alunos e alunas no Fórum Astolfo Serra contaram com a colaboração das magistradas Carolina Burlamaqui Carvalho, juíza do Trabalho substituta da 6ª VT de São Luís, Noélia Maria Cavalcanti Martins e Rocha, juíza do Trabalho titular da 5ª VT de São Luís, e os magistrados Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, juiz do Trabalho titular da VT de São João dos Patos, Inaldo André Terças Santos, juiz do Trabalho substituto da 7ª VT de São Luís, e Leandro Wehdorn Ganem, juiz do Trabalho substituto da VT de Bacabal. O juiz Carlos Eduardo participou ainda das ações no município de São Domingos do Azeitão, localizado a 478 km de São Luís.
Durante o encerramento, serão realizadas apresentações de produções culturais promovidas pelas escolas, que serão desenvolvidas por meio da arte, música e poesia. Além disso, serão feitas homenagens e entregas de placas de participação aos colaboradores e participantes do programa.
Escolas Participantes em São Luís
Ao longo da edição 2023, o programa beneficiou cerca de 975 estudantes ludovicenses das escolas Centro de Ensino Lúcia Chaves, do bairro Vila Esperança; Unidade de Ensino Josué Montelo, do bairro Sacavém; Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidades Itaqui Bacanga e Rio Anil; Centro de Ensino Haydee Chaves, do bairro Angelim; e a Unidade de Ensino Básico e Fundamental José Cupertino, localizada no bairro João Paulo.
TRT na Escola em São Domingos do Azeitão
Nesta edição, o TRT na Escola também realizou atividades no município de São Domingos do Azeitão. A Ejud16 realizou o encerramento das atividades da edição 2023 do Programa TRT na Escola na cidade, nos dias 23 e 24/10, no Colégio Lucas Coelho e no Centro de Ensino Helenice Costa Carvalho, sendo esta última especializada na educação para jovens e adultos (EJA). As atividades contaram com a presença do juiz titular da Vara do Trabalho de São João dos Patos, Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, e do servidor Cícero Pereira dos Santos.
Foi a primeira vez em que a cidade participou das atividades do TRT na Escola, contemplando cerca de 571 estudantes e 51 professoras e professores de escolas da rede municipal de ensino incluídas nas ações do Programa. A novidade para o município gerou destaque para o processo de inclusão e interiorização do programa a municípios mais afastados da capital.
Parceiros
Nesta edição, o TRT na Escola contou com a colaboração do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (Cemoc), Centro Judiciário de Solução de Métodos Consensuais e Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc-JT) de São Luís, Arquivo Geral da Justiça do Trabalho no Maranhão e o Setor de Biblioteca e Gestão Documental. As unidades recepcionaram estudantes, professoras, professores, gestoras e gestores durante visitas guiadas no Fórum Astolfo Serra.
Programa TRT na Escola
O TRT na Escola é desenvolvido pela Ejud16 em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). O programa é composto por várias ações, que integram magistradas, magistrados, corpo funcional do TRT-16, estudantes, professoras, professores, gestoras e gestores das escolas.
Trata-se de programa voluntário e está alinhado com os objetivos do Planejamento Estratégico do TRT da 16ª Região, expressando o compromisso institucional com a responsabilidade social e promoção da cidadania. O principal objetivo é fomentar o debate sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho e promover maior aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, rompendo as barreiras culturais e sociais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
Ejud16
A Escola Judicial tem como diretora e vice-diretora, respectivamente, as desembargadoras Márcia Andrea Farias da Silva e Solange Cristina Passos de Castro. O coordenador é o juiz do Trabalho substituto Sergei Becker.

71 visualizações