Escola Judicial do TRT-MA realiza palestra sobre estereótipos de gênero e divisão sexual do trabalho

quinta-feira, 3 de Março de 2022 - 8:18
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante

Evento é dirigido a magistrados, servidores e o público em geral, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da EJUD16 no YouTube.
A palestra “Reflexões sobre estereótipos de gênero e divisão sexual do trabalho” vai ser realizada em 8/3, a partir das 15 horas, e vai ser ministrada por Bárbara Ferrito, juíza do trabalho do TRT1 (RJ). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Escola Judicial. A palestra é uma atividade que marca o Dia Internacional da Mulher. 
Com carga horária de uma hora e meia, o evento vai abordar o tema da divisão sexual do trabalho, tratando, além do conceito específico da divisão sexual do trabalho, os seguintes: ambiguidade do direito e ambivalência do direito do trabalho; mercado de trabalho como estrutura social e direito como tecnologia de gênero. A palestra objetiva fornecer ferramentas para perceber a divisão sexual do trabalho e suas consequências na sociedade, além de auxiliar no combate a utilização de estereótipos de gênero de qualquer espécie e na identificação das violências sofridas por mulheres nas relações de trabalho.
Serviço
O que: Palestra “Reflexões sobre estereótipos de gênero e divisão sexual do trabalho”.
Quando: 8/3/2022
Onde: canal oficial da EJUD16 no YouTube
Horário: 15h às 16h30
Palestrante: Bárbara Ferrito -  Juíza do Trabalho no TRT da 1ª Região (Rio de Janeiro). Graduada e mestre em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do ENAJUN (Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros) e da Comissão Anamatra Mulheres. Diretora de Direitos Humanos da Amatra 1 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região). Autora do livro Direito e Desigualdade: uma análise da discriminação das mulheres no mercado de trabalho a partir dos usos dos tempos.
Mais informações pelo e-mail escolajudicial@trt16.jus.br.

208 visualizações