Escola Judicial do TRT-MA apresenta projeto para pais e professores de escola na zona rural

segunda-feira, 19 de Novembro de 2012 - 15:04
Redator (a)
Edvânia Kátia
Comunidade recebeu informações sobre o programa TRT na Escola
Juiz Bruno Motejunas e a diretora Maria Inês Barros de Macedo

Pais e professores da Unidade de Ensino Básico (UEB) Gomes de Sousa, localizada na  Vila Maranhão, receberam na quarta-feira (14) a visita do vice-diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), Bruno de Carvalho Motejunas. O juiz apresentou o programa TRT na Escola para 230 pessoas, sendo 208 pais e 27 professores.

Atualmente a escola atende 14 comunidades e possui 1.316 alunos matriculados. Por meio de poesias, mostras, histórias em quadrinhos, paródias, literatura de cordel, os alunos vão abordar a temática do trabalho infantil. As atividades serão encerradas com uma passeata pela comunidade. Hoje o´diretor da Escola Judicial, desembargador James Magno Araújo Farias, leva o programa TRT na Escola para a Unidade Integrada Vila Embratel.

A aluna Sara Rafaela, 11 anos, aluna da 5ª série vespertino, diz que vai gostar de trabalhar o tema da exploração da mão-de-obra de crianças e adolescentes. Ela que sonha em ser médica, acredita que todo mundo, independente da profissão que escolheu, deve abraçar esta causa. A mãe Dulcilene dos Santos de Sousa, membro do Conselho Municipal de Educação aprova o programa. Segundo ela, esse tipo de atividade contribui para a educação dos alunos e, consequentemente, ajuda na formação de cidadãos.

Para o  juiz Bruno Motejunas, a receptividade dos pais e professores foi muito boa. “Fiquei muito feliz em ver os frutos deste programa do Tribunal florescendo. A escola já está desenvolvendo ações em decorrência da formação dos multiplicadores, um treinamento ministrado pela Escola Judicial do TRT. Mais feliz fiquei ainda ao ver o apoio da gestora, a diretora da escola Maria Inês Barros de Macedo, o comprometimento dos professores e  o interesse da comunidade”, destacou.
Foram visitadas as escolas Unidade Integrada (UI) da Vila Embratel (23.10.12); UI Quebra Pote (24.10.2012), UI Maracujá (24.10.2012); UEB Haydê Chaves, na Vila Esperança (30/10/12); UEB  São Raimundo (31.10.2012);U.I.Evandro Bessa na Estiva (05.11.2012); UI. José Gonçalves do Amaral Raposo (05.11.2012); UEB Salomão Fiquene (06.11.2012) e UI Desembargador Sarney no bairro do São Francisco 08.11.2012).

As escolas que manifestarem interesse receberão a visita de juízes ou desembargadores do Trabalho que falarão sobre o Programa "TRT na Escola".  O desembargador James Magno Araújo Farias, na UI Vila Embratel, para o dia 19 deste mês. Na próxima quarta-feira (21/11), será a vez do juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos  visitar a UEB Salomão Fiquene.

Fotos: Romeu Ribeiro

27 visualizações