Escola Judicial abre inscrições para palestra de Bráulio Bessa no TRT-16
Evento marca o encerramento da 23ª Semana de Formação de Magistrados e celebra o Dia das Mães.
Um dos poetas mais conhecidos da atualidade no Brasil, Bráulio Bessa estará no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), na próxima sexta-feira (16 de maio), para proferir a palestra “A Poesia que Transforma”, como encerramento da 23ª Semana de Formação de Magistrados, promovida pela Escola Judicial, e, ao mesmo tempo, para celebrar o Dia das Mães. O evento será realizado no Auditório Ari Rocha (prédio-sede), às 9h30, e é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Portal da EJud16.
Bráulio Bessa também é cantor e escritor reconhecido nacionalmente. Vendo os “versos se bulir” desde muito cedo, aos 14 anos o menino de Alto Santo, interior do Ceará, rabiscava nos cadernos da escola seus primeiros versos. Tendo como principal fonte de inspiração a poesia de Patativa do Assaré, também versava à sua maneira dos afetos e da vida no sertão.
Em 2012, com a criação de uma página na internet, sua poesia alçou voos distantes e, tal como a ave canora patativa, seu cantar encantou todo o Brasil. Ultrapassando a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos, o poeta apresenta, com seu olhar poético, temas diversos. Disseminando sua poesia aos quatro cantos, Bráulio é considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo.
Contrariando o velho discurso de que “palestras são chatas e entediantes”, Bráulio Bessa apresenta uma palestra/espetáculo perfeita para quebrar esse paradigma. A história inspiradora do matuto sonhador do interior do Ceará que, sem precisar abandonar o sertão, criou o maior movimento virtual de divulgação da cultura nordestina no planeta e se tornou um dos mais importantes empreendedores sociais do País.
Uma palestra repleta de elementos como poesia de cordel, causos da sabedoria popular, humor e, principalmente, a mais pura gaiatice cearense, tudo isso interligado à motivação, empreendedorismo e ao instinto batalhador e sonhador contido em cada um de nós. O poeta e empreendedor promete que “sim, a cabeça é chata; a palestra, não!”.
23ª Semana de Formação de Magistrados
No período de 12 a 16 de maio, nos turnos matutino e vespertino, o TRT-16 realizará a 23ª edição da Semana de Formação de Magistrados. A Escola Judicial reunirá desembargadoras, desembargadores, juízas e juízes para discutir inteligência artificial, julgamento com perspectiva antidiscriminatória e inclusiva, enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo, entre outros temas instigantes. Os magistrados também já podem se inscrever no Portal da EJud16.
A 23ª SFM reafirma o compromisso do TRT-16 com a capacitação de magistrados e com a promoção contínua de um ambiente de trabalho justo e inclusivo, abordando temas que refletem os desafios atuais enfrentados pela Justiça do Trabalho.
Além da diretora da Escola Judicial do TRT-16, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro e da coordenadora pedagógica da EJud16, juíza Carolina Burlamaqui Carvalho integram a Escola Judicial do TRT-16, as servidoras: Luana Maciel, Amanda Silva e Áurea Marques e o servidor Gustavo Napoleão.
Confira a programação completa.
Certificação
Os interessados no certificado do evento deverão registrar presença no formulário de frequência disponível na entrada do Auditório e realizar a avaliação, posteriormente, no Portal da Escola Judicial.