Eleitos os novos dirigentes da Escola Judicial do TRT-MA

segunda-feira, 11 de Novembro de 2013 - 10:34

Os desembargadores Américo Bedê Freire e Ilka Esdra Silva Araújo foram eleitos, respectivamente, diretor e vice-diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), e  o juiz titular da Vara do Trabalho de Bacabal, Bruno de Carvalho Motejunas, será o coordenador-geral da Escola Judicial para o biênio 2014-2015. A eleição ocorreu na segunda-feira (04), durante a Sessão Administrativa Extraordinária para eleição dos novos dirigentes da instituição para o biênio 2014-2015.

Durante a eleição, o desembargador James Magno Araújo Farias, atual diretor da Escola, declarou a sua satisfação com o resultado da eleição “o desembargador Américo Bedê Freire foi um dos que plantaram a semente da Escola Judicial ainda quando era Escola de magistratura. Da mesma forma, como a hoje presidente Ilka. Então, eu fico muito feliz e apoio integralmente a escolha.”

O desembargador Américo Bedê Freire encarou a decisão com entusiasmo. “Eu sinto uma alegria maior do que quando eu fui eleito presidente. Talvez, semelhante a quando eu fui eleito presidente da Amatra. Vou pedir a Deus força para poder cumprir essa missão.”

A desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, atual presidente do Tribunal, declarou o seu apoio ao colega “Só tenho a agradecer a confiança e dizer que estarei lá disponível para lhe ajudar e fazer o melhor pelo tribunal e contribuir com a administração do colega, sempre no sentido de que nosso tribunal cresça e sobressaia no cenário nacional.”

A solenidade festiva de posse ocorrerá no dia 19 de dezembro de 2013. Os novos dirigentes entrarão em exercício nos seus respectivos cargos no dia 1º de janeiro de 2014.

O novo diretor - O  desembargador Américo Bedê Freire nasceu em Belém (Pará). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1971). Foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Pará, tendo sido Membro da Comissão de Ética e, por quatro anos, Diretor-Tesoureiro. Foi aprovado no concurso para professor da Faculdade Federal do Pará, na cadeira de Direito Administrativo e nos concursos para Procurador Autárquico do INSS, Fiscal do Trabalho e Advogado do Banco da Amazônia (BASA), tendo exercido o cargo de advogado do BASA de 1979 a maio de 1990. Ingressou na Magistratura em 15.05.90, após concurso público para Juiz do Trabalho Substituto da 16ª Região, tendo exercido de maio a dezembro de 1990 a presidência da JCJ de Imperatriz. Promovido para Juiz presidente de Pinheiro, em 23.06.92, foi removido a pedido em 10.11.92, para presidente da 3ª JCJ de São Luís, tendo sido o primeiro presidente efetivo destas duas últimas JCJs. Eleito, exerceu o cargo de Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho, Secção Maranhão, no biênio 1992-1994. Foi Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região no biênio 1999/2001 e Vice-Presidente no biênio 2001/2003.

A nova vice-diretora – A desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo é a atual presidente do TRT. Maranhense, natural de Caxias, evangélica e membro da Igreja Presbiteriana do Renascença em São Luís (MA). Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA -1990), e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA - 1988) e é mestre em Direito pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE - 2002).Ingressou na Magistratura do Trabalho Maranhense em janeiro de 1994, no cargo de Juíza do Trabalho Substituta. Assumiu a Presidência da então Junta de Conciliação e Julgamento de Imperatriz (MA), em abril de 1995, onde permaneceu até dezembro de 1998. Em seguida, assumiu a titularidade das Varas do Trabalho de Bacabal (MA) e Chapadinha (MA), chegando à capital em outubro de 2002, onde assumiu a titularidade da 2ª Vara do Trabalho, permanecendo até o dia 05 de julho de 2005, quando foi nomeada pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, observando o critério de merecimento, no cargo de Desembargadora Federal do Trabalho do TRT da 16ª Região. Em março de 2006, foi designada pela Presidência deste Eg. Regional, para ocupar o cargo de primeira Ouvidora Judiciária do TRT da 16ª Região, no triênio 2006-2009. Foi eleita vice-presidente e corregedora do TRT-MA, para o biênio 2009/2011, cargos que ocupou até dezembro de 2011. Em 15 de dezembro de 2011, tomou posse como Presidente, desta TRT-MA, cargo que ocupará até o mês de dezembro de 2013.

Redação: Ana Paula Coelho (Estagiária de Comunicação Social/Jornalismo)

Jornalista responsável: Wanda Cunha

6 visualizações