EJUD16 realiza culminância geral do Programa TRT na Escola/TJC nesta sexta-feira (14/12)

quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018 - 16:47

A Escola Judicial (EJUD16) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI) convidam a sociedade para participar da Culminância Geral do Programa TRT na Escola/Trabalho, Justiça e Cidadania. O evento será realizado nesta sexta-feira (14), no Auditório Juiz Ari Rocha (prédio-sede do TRT-MA), às 9h. Os alunos das escolas parceiras do Programa vão apresentar os trabalhos produzidos sobre os temas desenvolvidos ao longo do ano, tais como trabalho infantil, trabalho escravo, direitos trabalhistas, entre outros, por meio de dramatizações, recital de poesias, apresentações musicais e cordéis. 
Neste ano, o TRT na Escola/TJC tem oito unidades escolares como parceiras e cinco delas irão apresentar os trabalhos desenvolvidos. No primeiro momento, os professores passaram por um treinamento, realizado pela EJUD16, no qual os professores receberam noções básicas acerca de trabalho seguro, direitos trabalhistas, acessibilidade, mercado de trabalho, além de questões sobre trabalho escravo e infantil. O objetivo era capacitar os professores sobre esses temas para que pudessem dar início aos debates nas salas de aula. Na segunda etapa, a comitiva do TRT na Escola/TJC, composta por magistrados, servidores e estagiários, visitou os colégios para explicar aos alunos o objetivo do Programa, discutir sobre os temas levantados e tirar as dúvidas dos discentes. Cerca de mil estudantes, dos ensinos fundamental e médio, de escolas da capital e de São José de Ribamar, participaram das atividades desenvolvidas nessas visitas. 
Relação de escolas parceiras do TRT na Escola/TJC 2018:
•    CE Bernardo Coelho de Almeida    SEDUC/São Luís
•    CE Professor Mário Meirelles SEDUC/São Luís
•    CE Vinícius de Morais SEDUC/São Luís
•    UEB Pedro Marcosini Bertol SEMED/MA
•    UEB Dom José Medeiros Delgado SEMED/MA
•    UED Rosália Freire    SEMED/MA
•    IEMA - Unidade Plena de São José de Ribamar SECTI/MA
•    IEMA – Unidade Plena de Bacabeira SECTI/MA
TRT na Escola - desenvolvido em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania) da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (ANAMATRA), Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o Programa TRT na Escola foi iniciado em 2012. Entre os objetivos do Programa, estão o fomento de debates sobre o trabalho escravo, o trabalho infantil e trabalho seguro, bem como a disseminação de informações sobre direitos trabalhistas, com noções básicas de Direito do Trabalho.

Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo).
Responsável: Rosemary Araujo.

 

1 visualização