Ejud16 realiza culminância do Programa TRT na Escola nesta quarta-feira (7/12)

terça-feira, 6 de Dezembro de 2022 - 9:34
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (MA) realizará, nesta quarta-feira (7/12), às 9h, a Culminância do Programa TRT na Escola 2022. O evento acontecerá no auditório Juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede do TRT-MA. Na ocasião, alunas e alunos das escolas que participaram do Programa apresentarão os trabalhos produzidos sobre temas envolvendo o mundo do trabalho, tais como trabalho infantil, trabalho escravo, direitos trabalhistas, entre outros.
Este ano, cerca de 120 estudantes de cinco escolas da rede estadual de ensino estarão presentes. As escolas participantes foram os Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia Unidade Plena Rio Anil, Unidade Plena Gonçalves Dias, Unidade Plena Itaqui Bacanga, Unidade Plena Bacabeira e o Centro de Ensino Lúcia Chaves.
O TRT na Escola é desenvolvido pela EJud16 em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania. O programa é composto por meio de várias ações, integrando o corpo funcional do TRT-MA, estudantes, professoras, professores, gestoras e gestores das escolas. 
A Culminância é a terceira e última etapa do projeto. Na fase inicial, professores e gestores receberam, durante um mês, capacitação composta de aulas disponibilizadas pela Escola Judicial na plataforma Google Classroom, com o objetivo de torná-los aptos para instruir os alunos acerca dos temas envolvendo o mundo do trabalho. 
Após o treinamento, juízas e juízes do TRT-MA visitaram as escolas participantes do programa para falar sobre as temáticas abordadas e tirar as dúvidas dos alunos. Entre as magistradas e magistrados que participaram das visitas, estiveram a juíza Carolina Burlamaqui Carvalho (substituta da 6ª Vara do Trabalho de São Luís), Carlos Eduardo Evangelista (juiz titular da VT de São João dos Patos), Paulo Fernando da Silva (juiz substituto da 5ª VT de São Luís), Angelina Moreira de Sousa (juíza substituta da 3ª VT de São Luís) e Inaldo André Terças Santos (juiz substituto da 7ª VT de São Luís). 
Além da visitação às escolas, os estudantes foram convidados a conhecer as dependências do Regional e acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela Justiça do Trabalho no Maranhão.
Segundo a Ejud16, 862 alunos participaram do Programa este ano, 39 professoras e professores da rede estadual de ensino foram capacitados e 1885 materiais com orientações didáticas sobre temas relacionados ao trabalho foram distribuídos, incluindo Cartilhas do Trabalhador e a revista em quadrinhos da Turma da Mônica “Trabalho Infantil, nem de brincadeira!”. 
TRT na Escola
O programa, que tem como público-alvo professoras, professores e estudantes de escolas das redes pública e privada, é realizado anualmente desde 2012, visando à fomentação, nas salas de aula, de debates sobre o trabalho escravo, trabalho infantil, direitos trabalhistas, segurança no trabalho, cidadania, entre outros assuntos. 

95 visualizações