Ejud16 inicia módulo prático do curso de formação de coordenadores, coordenadoras, supervisores e supervisoras de Cejusc

quinta-feira, 21 de Setembro de 2023 - 10:33
Redator (a)
Suely Cavalcante

Com a realização do com a realização do módulo prático e estágio supervisionado, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Ejud16) vai concluir a formação de magistrados e magistradas como coordenadores, coordenadoras, supervisores e supervisoras de Centro Judiciário de Solução de Métodos Consensuais e Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc-JT) no Maranhão. O curso, na modalidade telepresencial, pela Plataforma Moodle, será realizado de 22 de setembro a 15 de dezembro de 2023, e terá carga horária de 60 horas.
Segundo a Ejud16, a segunda etapa do curso visa dar continuidade à capacitação dos magistrados e magistradas que concluíram as 40 horas teóricas da formação, que foi realizada durante a 19ª Semana de Formação de Magistrados, no período de 29 de maio a 2 de junho, em formato presencial, no auditório da Ejud16, situado no 1º andar do prédio sede do TRT-16.
O curso terá como tutoras e tutor as magistradas Doroteia Silva de Azevedo Mota, juíza do Trabalho do TRT da 5ª Região (BA), Roberta de Melo Carvalho, juíza do Trabalho do TRT da 10ª Região (DF e TO), Déa Marisa Brandão Cubel Yule, juíza do Trabalho do TRT da 24ª Região (MS) e o magistrado Flávio Luiz da Costa, juiz do Trabalho do TRT da 19ª Região (AL).  A carga horária por tutora ou tutor corresponde a 15 horas.
Programação
No dia 22/9, será o encontro preparatório para o estágio supervisionado. No período de 25/9 a 19/10, será desenvolvida a fase de observação das audiências ou sessões no Cejusc. Nessa etapa, cada magistrado ou magistrada em formação deverá apresentar na plataforma cinco relatórios equivalentes a três horas de audiências observadas. No dia 20/10, será realizada a 1ª reunião de supervisão. 
De 23/10 a 16/11, serão realizadas as sessões no Cejusc com participação dos integrantes da magistratura em formação e mediadores do Cejusc, na fase de comediação. No dia 17/11, ocorrerá a 2ª reunião de supervisão. No período de 20/11 a 14/12, será a fase da mediação, com a realização de 12 horas de mediação em sessões ou audiências no centro de conciliação. No dia 15/12, será realizada a 3ª reunião de supervisão e a formatura dos magistrados e magistradas.

37 visualizações