EJUD16 emitiu mais de 3 mil certificados de cursos de capacitação em 2019

quinta-feira, 2 de Janeiro de 2020 - 14:44
Redator (a)
Lucas Ribeiro
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Ministro Luiz Philippe fez palestra no encerramento do ano letivo de 2019

Os eventos e as capacitações promovidas pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16), no ano de 2019, alcançaram um alto nível de participação. Segundo o balanço das atividades deste ano da Ejud16, ao todo, foram emitidos 3.099 certificados de capacitação para magistrados, servidores e também para o público externo. 
Ainda segundo o relatório, em média, cada magistrado do TRT-MA participou de 4,4 eventos de capacitação, já os servidores, também individualmente, participaram de 2,24. No geral, foram 220 certificações para magistrados e 1.160 para servidores. O público externo teve o maior número, totalizando 1.719 certificações. 
O alto índice de participação e interesse tiveram uma importante motivação. De acordo com a Escola Judicial, a programação de atividades foi montada após consulta pública com todos que integram o corpo funcional da Justiça do Trabalho. Dentre os temas recorrentes no resultado da pesquisa estavam saúde mental, transformação de atitudes e atualização jurídica. Não é por acaso que, dentre um dos eventos de maior destaque, está a palestra "Autossabotagem: Por que as pessoas fracassam e como isso pode ser mudado?", proferida pelo psicólogo Rossandro Klinjey, durante a abertura da 11ª Semana dos Magistrados, que ocorreu no dia 15 de maio. O evento contou com 236 ouvintes.
Outro importante evento deste ano foi o "Seminário Comemorativo aos 100 anos da OIT e 10 anos da Escola Judicial do TRT 16ª Região", realizado no mês de outubro. O evento teve na programação as palestras do governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, e dos desembargadores do TRT-SP, Carlos Roberto Husek, e do TRT-MA, James Magno Araújo Farias. Ao todo, foram 109 participantes, entre público interno e externo. 
Os meses com maior concentração de palestras, workshops e capacitações foram os meses de março e outubro, com seis atividades cada um. Em março, ocorreram o início do II Curso de Formação de Conciliadores da Cejusc, capacitação do TRT na Escola, duas turmas do Curso de Defesa Pessoal e entre outros. Já outubro foi marcado por atividades voltadas para saúde e bem estar, como, por exemplo, o workshop de introdução à PNL, a programação neurolinguística; palestras sobre álcool e direção, hábitos de vida saudável e muitos outros.     
O encerramento do ano letivo da Ejud16 repetiu o feito dos últimos eventos da Escola. A atividade foi promovida no começo de dezembro e foi marcada pelas palestras do ministro Luiz Philippe Vieira de Melo Filho, do Tribunal Superior do Trabalho, e da juíza titular da 14ª Vara do Trabalho de Recife, Roberta Corrêa de Araújo. Além disso, o desembargador James Magno lançou o livro "Trabalho e Humanidade", em homenagem ao centenário da Organização Internacional do Trabalho e aos 10 anos da EJUD16. O livro tem prefácio do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Douglas Alencar Rodrigues, e é composto por textos de vários colaboradores, organizados pelo desembargador. 
Boas Práticas
O relatório da Ejud16 também destacou as medidas adotadas pela Escola para o aperfeiçoamento das atividades administrativas do setor. Algumas destacadas foram a agilidade na tramitação dos protocolos administrativos, que passaram a ser protocolizados pela própria Escola Judicial; a antecipação da protocolação dos processos para pagamento de instrutoria, a fim de evitar imprevistos; e a utilização de lista de antiguidade para magistrados substitutos e titulares como critério para participação em eventos externos.
A Ejud realizou também a interiorização das Semanas de Extensão, levando o evento para outros municípios. A ideia foi escolher cidades estratégicas para que pudessem ser reunidos os servidores de outra Varas vizinhas, a fim de participarem das capacitações promovidas. Os municípios escolhidos para receber as Semanas foram Caxias, Imperatriz e Bacabal. 
Quantitativo Biênio 2018/2019
Somado ao ano anterior, a Escola Judicial do TRT-MA emitiu 6.067 certificados de capacitação. Desse número, 493 foram para magistrados, 2.727 para servidores e 2.847 para o público em geral. Assim, durante as atividades do biênio 2018/2019, a Ejud16 realizou, aproximadamente, 9,86 eventos formativos por magistrado e 5,28 por servidor.
 

87 visualizações