EJUD16 emitiu mais de 1.700 certificados para magistrados e servidores no ano passado, aponta relatório 

quinta-feira, 14 de Janeiro de 2021 - 9:51
Redator (a)
Lucas Ribeiro
Revisor (a)
Suely Cavalcante

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Ejud16) emitiu 1.738 certificados de cursos, palestras, webnários e demais eventos ofertados em 2020. A informação consta no relatório anual de atividades da Ejud16. Dentre o número, os magistrados totalizaram 516 certificados e os servidores 1.222. Além disso, a Escola Judicial promoveu o total de 54 capacitações em 2020.   
Ainda de acordo com o relatório, em média, cada servidor participou de 7,1 capacitações no ano passado. Já a média dos desembargadores e juízes, somado aos 397 certificados de capacitações de cursos ofertados por outras instituições e aproveitados pela Escola Judicial, chegou a 5,3 eventos cada. O relatório destacou ainda o total de 958 certificados emitidos para participantes do público externo ao longo de todo o ano.
Desafios durante a pandemia
Devido à pandemia do novo coronavírus, a partir da quarta semana de março e até o final de dezembro de 2020, a Escola Judicial adotou o formato online em seus eventos. A, a Escola realizou aulas, treinamentos e cursos por meio de videogravação e utilizou plataformas online como o Google Meet e Zoom. Já as palestras e webnários foram transmitidos via canal da Ejud16 no YouTube.
Para contribuir com a manutenção das atividades do TRT-MA e capacitar o corpo funcional para atuar dentro dessa nova realidade, a Escola ofertou diversos treinamentos para auxiliar magistrados e servidores a atuarem em caráter remoto. Entre as capacitações realizadas estão os cursos “Audiências Telepresenciais na Justiça do Trabalho”, ofertado no mês de maio; “Treinamento G-Suite – Aprendendo Google Meet e outras ferramentas”, ofertado em junho e que contou com duas turmas; “Curso de Audiência por Videoconferência: Teoria e Prática para Juízes e Servidores”, ofertado em julho e que também contou com duas turmas. 
Além dessas capacitações, houve também ações de conscientização e debate de temas que promoveram uma reflexão sobre os impactos da pandemia. Em julho foi realizada a palestra “Jornada: Trabalho, Justiça e o Mundo Pós Pandemia”, que foi transmitida via YouTube e contou com 121 visualizações simultâneas, entre magistrados, servidores e público externo.  
Destaques
Dentre todos os eventos promovidos, o relatório apontou a abertura do ano letivo, realizada no início de março, como um dos eventos de maior repercussão. A cerimônia contou com a palestra do historiador Leandro Karnal. O evento, que ocorreu de maneira presencial, teve 280 participantes na plateia.
Já no período de pandemia e com a realização remota dos eventos, o destaque ficou para o encerramento do ano letivo. O evento online, transmitido pelo canal da Ejud16 no YouTube, ocorreu em dezembro e trouxe o filósofo Luiz Felipe Pondé para proferir a palestra “A Era da Ansiedade”. A transmissão totalizou 300 visualizações simultâneas.  
Ações para 2021
Segundo o relatório, as atividades previstas para este ano estão em fase de planejamento. Contudo, o programa TRT na Escola, que promove uma série de ações de conscientização sobre trabalho infantil, escravo e demais temas com crianças e adolescentes, ocorrerá no formato virtual e/ou híbrido. No ano passado, após a capacitação de professores das escolas parceiras do programa, o TRT Na Escola suspendeu as atividades devido à pandemia.

63 visualizações