EJUD-16 promove palestra sobre o uso da inteligência artificial na aplicação de precedentes do TST

quarta-feira, 13 de Agosto de 2025 - 10:30

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16) promoverá, no dia 19 de agosto de 2025, a palestra “Utilizando IA para adequar minutas a precedentes obrigatórios do TST”, que será ministrado pelo Juiz do trabalho Dr. Matheus Barreto Campello Bion. A palestra ocorrerá das 9h30 às 11h30, de forma presencial, no auditório da EJUD16, com transmissão ao vivo.

A palestra integra a programação da Semana Nacional dos Precedentes Trabalhistas, instituída pelo Ato Conjunto TST.CSJT.GP n°28/2025, e tem como objetivo estimular a consolidação e o fortalecimento do sistema de precedentes obrigatórios no âmbito da Justiça do Trabalho.

Durante as duas horas de capacitação, magistrados, magistradas, servidores e servidoras terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento dos precedentes vinculantes e obrigatórios do Tribunal Superior do Trabalho (TST), explorando fundamentos constitucionais e legais, técnicas de aplicação e distinção, além de críticas e desafios enfrentados pelo sistema.

O conteúdo programático também prevê a apresentação prática de recursos oferecidos por ferramentas de Inteligência Artificial, como Claude e Gemini, que podem contribuir para a identificação de temas relacionados a precedentes obrigatórios e para a adequação de minutas jurídicas, além de auxiliar na aplicação de técnicas voltadas ao afastamento desses precedentes quando necessário.

Com uma trajetória marcada pela dedicação ao estudo do Direito e às inovações tecnológicas, o Dr. Matheus Barreto Campello Bione compartilhará experiências práticas sobre o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) como apoio à produção de minutas processuais alinhadas às diretrizes dos precedentes vinculantes do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O objetivo é demonstrar como a tecnologia pode ser aliada estratégica na promoção da segurança jurídica, da uniformização da jurisprudência e da eficiência na prestação jurisdicional.

Detalhes do Evento:

O que: Palestra sobre a Utilização de IA para adequar minutas a precedentes obrigatórios do TST
Data: 19 de agosto de 2025
Modalidade: Presencial (Auditório da EJUD16)
Carga horária: 2 horas  
Instrutor: Juiz Matheus Barreto Campello Bione
Inscrições: Até 18 de agosto de 2025, via Portal da EJUD16
Público-alvo: Magistrados, magistradas, servidores e servidoras do TRT da 16ª Região
Portal da EJUD16

41 visualizações