Dia da Memória do Poder Judiciário

quarta-feira, 10 de Maio de 2023 - 14:20
Redator (a)
Luane Freitas
Revisor (a)
Rosemary Araujo

Neste Dia da Memória do Poder Judiciário (10/5), contamos um pouco da história da Justiça do Trabalho, como uma forma de resgate e fortalecimento deste ramo do Judiciário que tanto se aproxima da cidadã e do cidadão.

Brasil afora, as unidades do Judiciário, com seus(as) magistrados(as) e servidores(as), multiplicaram-se e passaram a ocupar todos os cantos do nosso país, assumindo as diferentes nuances, próprias da nossa gente.

O Centro de Memória e Cultura (CEMOC) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) foi inaugurado no dia 28 de maio de 2007 e tem como objetivo preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho no Maranhão. Atualmente, o Centro de Memória é vinculado ao Setor de Biblioteca e Gestão Documental, que também responde pelo Arquivo do TRT-16.

A equipe é composta, atualmente, pela Chefe da Gestão Documental da Memória, Edvânia Kátia Sousa Silva, Josellin Ferreira Sousa, Maria Lídia Borges de Sousa e Jeanne Aragão Adler que trabalham na preservação do acervo histórico permanente do TRT-16 e na promoção de atividades culturais e educativas para o público em geral.

A estrutura física do CEMOC compreende um espaço destinado à leitura e consulta de documentos; espaço da exposição permanente do acervo histórico/museológico da Justiça do Trabalho no Maranhão; espaço de exposição e demonstração do acervo arquivístico/documental, devidamente acondicionado, catalogado e organizado; Espaço de Arte, compreendido pela galeria de exposições artísticas temporárias; auditório e sala de multimídia e espaço da chefia e da secretaria.

Assista ao vídeo e confira, em uma breve "linha do tempo", como a JT brasileira se expandiu, ao longo das décadas, para ficar mais perto da população. 
 

59 visualizações