Dia da Estagiária e do Estagiário: experiência de estágio no TRT-MA contribui para o desenvolvimento profissional de jovens e adolescentes

quinta-feira, 18 de Agosto de 2022 - 9:13
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Gisélia Castro

Ingressar no mercado de trabalho é o desejo de muitos jovens quando entram na universidade ou no ensino médio e o estágio é uma ótima oportunidade de ajudar a formá-los como novos profissionais, proporcionando amadurecimento e aprendizado junto às instituições. Em homenagem ao Dia do Estagiário, comemorado hoje (18 de agosto), o Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região celebra a atuação de estudantes nos diversos segmentos profissionais, que contribuem para o desenvolvimento de empresas e órgãos através dos serviços prestados. 
A data foi estabelecida em 1982, com a publicação do Decreto n° 87.497/82, revogado pelo Decreto n° 9.757, de 11 de abril de 2019. O documento regulamentou a lei existente sobre o estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.
Segundo o Setor de Estágio, atualmente o TRT-MA possui 75 estagiários, sendo 39 na área administrativa e 36 na área judiciária. A média de idade dos estagiários é 22 anos, sendo que há 55 estagiários acima de 20 anos, que corresponde a 73% do total. Os números expressam o quantitativo de alunos tanto de nível médio quanto de nível superior. 
Para Elizângela da Silva Rodrigues, estudante de Direito e estagiária na 2ª Vara do Trabalho de São Luís, o período de estágio tem sido muito enriquecedor, sobretudo no que diz respeito aos conteúdos ligados ao direito do trabalho. Além disso, ela conta que através do estágio tem aprimorado suas habilidades na prática profissional da área jurídica.
“Pra mim tem sido muito marcante lidar com os direitos do trabalhador e ver que de fato esses direitos precisam ser respeitados, e que para isso tem lei e justiça pra defender e proteger. Além de poder experimentar ativamente da elaboração de sentenças, o que tem sido bastante importante na minha formação, algo que não vou esquecer e quero aproveitar bastante”, conta ela. 
Além dela, Ricardo Rodrigues Pereira também avalia como muito positiva sua experiência de estagiar no TRT-MA. Aluno do curso de Engenharia, atualmente ele é estagiário da Divisão de Engenharia e considera o período de estágio como uma oportunidade ímpar para colocar em prática os conhecimentos adquiridos teoricamente em sala de aula. Segundo ele, “através do estágio o graduando tem a possibilidade de conhecer na prática tudo o que é visto no ambiente de sala de aula, abrindo assim um leque de conhecimentos e práticas que não poderíamos ter só com conhecimento teórico.”
O coordenador do Setor de Estágio, Maurício Nunes de Souza, conta que apesar de estar há pouco tempo à frente da coordenação do setor e da avaliação ser feita efetivamente pelo supervisor técnico das unidades em que os estagiários desenvolvem suas atividades, é possível perceber que a atuação dos estagiários no tribunal tem sido satisfatória, levando em consideração que as renovações dos Termos de Contrato de Estágio (TCE) têm sido solicitadas por unanimidade pelos supervisores. Ele explica ainda que por este motivo, os contratos passarão a ter como primeira vigência o prazo de um ano, sempre que possível. 
Segundo Maurício, o Setor de Estágio, com vistas a aprimorar o trabalho desenvolvido em prol dos estagiários do órgão e buscando promover crescimento profissional e qualidade de vida a eles, fez uma proposição, por meio do Processo Administrativo 4250/2022. O documento propõe ofertar aos estagiários oportunidades para a aquisição de conhecimentos que estão além dos que são adquiridos nos respectivos setores de lotação, como Direitos e Garantias Constitucionais e noções de empreendedorismo. Além disso, o Setor também planeja promover permutas entre os estagiários de áreas semelhantes que estejam com mais de seis meses de admissão, oportunizando assim, enriquecer suas práticas. Ao fim do período, será emitido um certificado de participação com registro de das atividades. 
Seletivo de estágio
Segundo o Setor de Estágio do TRT-MA, em breve haverá um processo seletivo para provimento das vagas de estágio do órgão. As demais informações acerca do certame serão previamente divulgados por edital, com publicação nas redes sociais e no site deste Regional.
 

357 visualizações