Desembargadora Solange Castro é a nova vice-diretora da Escola Judicial do TRT-16

quinta-feira, 25 de Maio de 2023 - 17:31
Da esquerda para a direita: diretora da Escola Judicial, desembargadora Márcia Andrea; presidente do TRT-16, desembargador Carvalho Neto; vice-diretora da EJUD-16, desembargadora Solange Castro.
Tribunal Pleno: desembargadoras e desembargadores do TRT-16, e procurador do MPT-MA, Maurício Lima (de barba, à esquerda).

Em sessão administrativa do Tribunal Pleno, realizada na manhã desta quinta-feira (25/5), desembargadoras e desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) elegeram e deram posse imediata à nova vice-diretora da Escola Judicial (EJUD-16). A desembargadora Solange Cristina Passos de Castro passa a ocupar o cargo, em função de renúncia expressa do ex-vice-diretor, desembargador James Magno Araújo Farias.
Na ocasião, o presidente do TRT-16, desembargador Carvalho Neto, relembrou que, sendo a Escola Judicial um órgão autônomo do Tribunal, a decisão faz parte das atribuições do Pleno, tanto para homologação do requerimento do desembargador James Magno quanto para a eleição do novo membro para cumprir o mandato tampão até o dia 31 de dezembro de 2023, data em que findará a atual gestão institucional. Havendo o presidente aberto a palavra para manifestação dos interessados em ocupar o cargo, a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, diretora da EJUD-16, considerou que, em função da composição do quórum daquela sessão, do qual fizeram parte desembargadores já ocupantes de outros cargos de relevo na atual Administração, ficaria muito feliz se a desembargadora Solange Castro aceitasse compartilhar com ela da atual gestão da Escola Judicial.
A desembargadora Solange acolheu o convite, manifestando sua honra pela indicação do seu nome e submetendo a decisão aos seus pares. “É um dever nosso servir ao Tribunal e à sociedade, através dos nossos órgãos judiciários, estando neles a Escola Judicial e, em face de todos aqui presentes já ocuparem cargos de gestão, submeto meu nome à apreciação de Vossas Excelências para o referido cargo”, declarou. 
O presidente agradeceu a indicação feita pela desembargadora Márcia e aceita pela desembargadora Solange, conduzindo a eleição por aclamação e a posse imediata. Também foi homologado o pedido do desembargador James Magno, a quem, embora ausente à sessão, o desembargador Carvalho Neto agradeceu pelo tempo em que ele esteve como vice-diretor da Escola Judicial, com dedicação inquestionável.
Cumprimentando a recém-eleita vice-diretora da EJUD16, o presidente Carvalho Neto ressaltou: “Vossa Excelência é um valoroso nome da nossa Corte, tem envergadura moral e intelectual. Saiba Vossa Excelência que sou seu admirador por tudo que já fez e fará pelo nosso Tribunal”. Em seguida, leu um breve currículo da desembargadora Solange Castro e finalizou, parabenizando-a pela eleição. “O Tribunal agradece penhoradamente sua disponibilidade em colaborar com esta Corte”, concluiu.
Visivelmente emocionada com as palavras do presidente, a magistrada registrou: “A narrativa dessa jornada de 30 anos, realmente, me emocionou. Conquistar esses espaços sociais dentro da profissão que elegemos como um passaporte das liberdades públicas, no caso, a magistratura, passando antes pela advocacia, me faz lembrar do meu pai. Foi o meu grande condutor, o meu grande mestre, a minha maior inspiração e quem despertou em mim o amor pelo Direito. A ele, eu ofereço mais esta honraria, hoje concedida por Vossas Excelências a mim. Obrigada, senhor presidente! Obrigada ao meu pai, à minha família e, especialmente, a Deus!”.
A diretora da Escola Judicial agradeceu à recém-eleita por haver aceitado seu convite para ocupar o cargo, enaltecendo sua competência, entrega e dedicação tanto na jurisdição como na administração. “Posso afirmar a Vossa Excelência que a sua emoção revela também o amor que tem pelo nosso Tribunal. E a Escola Judicial é apaixonante. Todos que passam por lá ficam apaixonados, porque é uma oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos, de tentar trazer o melhor possível para o nosso Tribunal, em termos de capacitação. Fico muito feliz que a gente faça essa dobradinha. Vamos ficar mais próximas e espero que esse entusiasmo que a senhora demonstra aqui hoje venha a cada vez mais aumentar. Seja muito bem-vinda!”, declarou a desembargadora Márcia Andrea.
Os demais componentes do quórum também cumprimentaram a desembargadora Solange Castro, que agradeceu a cada um com deferência.
O presidente Carvalho Neto encerrou a sessão, reafirmando sua grande alegria com a dupla feminina no comando da EJUD-16, já que sua gestão tem primado por empoderar a força feminina no Tribunal.

 

330 visualizações