CSJT lança curso autoinstrucional “Novo Pje para Colegiados”

quinta-feira, 6 de Novembro de 2025 - 13:58

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) informa que estão abertas as inscrições para o curso autoinstrucional “Novo PJe para Colegiados”, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A capacitação, com carga horária de 8 horas e formato totalmente on-line, está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Centro de Educação Corporativa da Justiça do Trabalho (CEduc-JT).

O curso foi elaborado pelo CSJT com o objetivo de capacitar magistrados, magistradas, servidores e servidoras para a utilização das novas funcionalidades do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) voltadas às atividades colegiadas. A ação integra as iniciativas de formação continuada no âmbito da Justiça do Trabalho. A capacitação é voltada a servidores que atuam em gabinetes de segundo grau de jurisdição e no Tribunal Superior do Trabalho (TST), bem como a juízes convocados e desembargadores. Não há limite de participantes. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas diretamente na plataforma do Ceduc-JT.

O curso está dividido em quatro módulos, que abordam as principais atualizações e funcionalidades do Novo PJe para Colegiados:

• Módulo 1: Nova elaboração e revisão de minutas de votos;

• Módulo 2: Nova pauta de julgamento do sistema PJe;

• Módulo 3: Nova sessão de julgamento do PJe para magistrados;

• Módulo 4: Nova sessão de julgamento do PJe para servidores.

Entre os temas tratados, destacam-se o novo editor de votos, o gerenciamento de pautas e sessões de julgamento, além dos fluxos de deliberação e assinatura de acórdãos.

A capacitação conta com a participação de servidores com ampla experiência na área; Mileice Maria da Silva Correa, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; Roberto Carlos de Almeida, Secretário-Geral Judiciário do TRT da 12ª Região e membro do Subcomitê Gestor Regional do Pje; e Rogério Silva Carneiro, analista judiciário do TRT da 1ª Região e integrante do Comitê Gestor Nacional do Sistema e-Gestão.

Os participantes que obtiverem nota mínima de 60 pontos nos exercícios avaliativos e preencherem a Avaliação de Reação disponível na plataforma receberão certificado de conclusão emitido pelo Ceduc-JT. Após o término do curso, será aplicada uma Avaliação de Impacto, com o objetivo de medir a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no ambiente de trabalho.

1 visualização