CSJT divulga os resultados da Consulta Pública para as metas nacionais 2024 da Justiça do Trabalho

sexta-feira, 30 de Junho de 2023 - 12:10
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Luane Freitas

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) divulgou os resultados da Consulta Pública realizada pelos Tribunais Regionais do Trabalho do país neste mês de junho. O objetivo era definir as Metas Nacionais para o exercício de 2024.
A pesquisa, coordenada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do CSJT, foi realizada entre os dias 12 e 18 de junho, com cidadãos, advogados, magistrados, servidores, sindicatos e associações de classe. Os resultados vão auxiliar no plano de ações para o cumprimento dos macrodesafios definidos na Estratégia Nacional do Poder Judiciário de 2021-2026.
Resultados
Segundo o relatório geral da Consulta Pública, 3.728 pessoas responderam à pesquisa. Destes, 1.062 fazem parte do público externo e 2.666 são integrantes da magistratura trabalhista e do corpo funcional.
Conforme os resultados, mais da metade dos participantes concordam que a Justiça do Trabalho deve incentivar a conciliação como forma de resolver conflitos sem necessidade de prosseguimento do processo judicial. O relatório aponta ainda que, do total de respondente, aproximadamente 72% responderam que é necessário adotar metodologias inovadoras de gestão administrativa e processual, com vistas à desburocratização e à agilidade dos serviços.
A Consulta também apontou alguns aspectos em que a Justiça do Trabalho deve aperfeiçoar como a “valorização do corpo funcional”, “desburocratização”, “agilidade das decisões”, e “inovação na forma de atuar”.
Consulta Pública
A Consulta Pública realizada pelos tribunais, está alinhada aos princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais, de acordo com Resolução CNJ nº 221/2016. Também visa ampliar a participação da sociedade na fixação das metas nacionais, promover o acesso à Justiça e o incremento da eficiência do Judiciário.
Os resultados serão enviados ao Conselho Nacional de Justiça, os quais serão submetidos à votação no 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que ocorrerá ao final deste ano
Conheça os resultados da Consulta Pública.
Com informações do CSJT

179 visualizações