Corregedor regional do TRT-MA encerra hoje correição na 2ª Vara do Trabalho de Imperatriz e Fórum Manuel Alfredo Martins e Rocha 

quinta-feira, 25 de Novembro de 2021 - 9:10
Redator (a)
Suely Cavalcante

O vice-presidente e corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, vai encerrar hoje (25/11), às 10 horas, a correição telepresencial, via plataforma zoom, na 2ª Vara do Trabalho de Imperatriz (Edital nº 27/2021) e Fórum Manuel Alfredo Martins e Rocha, sede das VTs do município. A atividade correicional foi aberta na manhã de ontem (24). Presentes à abertura o juiz titular da 2ª VT de Imperatriz, Nelson Robson Costa de Souza; e os magistrados do trabalho substitutos lotados na VT Ângela Ribeiro de Jesus Almada Lima e Matheus Barreto Campelo Bione; o juiz auxiliar da Vice-Presidência e da Corregedoria, Paulo Fernando da Silva Santos Júnior; além de servidores da 2ª VT de Imperatriz, da Distribuição do Fórum, bem como da Corregedoria Regional. 
Após a abertura dos trabalhos correicinais, o desembargador-corregedor se reuniu com os juízes da vara trabalhista. Ao mesmo tempo, a equipe da Corregedoria, que estará auxiliando o corregedor, se reuniu com servidores da VT.
A realização de correição telepresencial segue o disposto no Provimento CR-TRT16 nº 1/2020. O provimento regulamenta a realização de correições, por meio remoto, nas unidades judiciárias de 1º grau da Justiça do Trabalho no Maranhão enquanto perdurar a situação de pandemia do coronavírus.
Como nas correições realizadas presencialmente, o corregedor regional examinou processos, registros e documentos, de modo a verificar a regularidade da prestação jurisdicional, bem como das atividades administrativas, determinando, ao final, as providências necessárias à melhoria dos serviços prestados no âmbito das unidades correicionadas. O corregedor também ficou à disposição dos interessados, especialmente das partes, advogados, representantes do Ministério Público do Trabalho e Ordem dos Advogados do Brasil, subseção da OAB de Imperatriz, por meio de videoconferência, na plataforma usada na atividade correicional. 
A equipe que acompanha o corregedor tem como integrantes os servidores Antônio José Silva Ferreira, secretário da Corregedoria; Carolina dos Santos Mendonça Lima; David Tedson Mendonça Ferreira e Olívia Maria Oliveira Almeida.  A equipe poderá ser acionada por meio dos telefones (98) 2109- 9310 ou (98) 98402-7758, ou por e-mail: correge@trt16.jus.br.
Correição
A correição é um procedimento previsto no artigo 682, inciso XI, da Consolidação das Leis do Trabalho, combinado com o inciso II do artigo 27 do Regimento Interno do Tribunal. A atividade correicional deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Entre os itens analisados nas visitas, estão o andamento processual e o cumprimento de procedimentos previstos no Regimento Interno e no Provimento Geral Consolidado da Corregedoria do TRT-MA.
2ª Vara do Trabalho de Imperatriz
A vara trabalhista funciona no Fórum Manuel Alfredo Martins e Rocha, localizado na Rua Pernambuco, nº 545, bairro Juçara. A diretora de secretaria é a servidora Cinthia Cristina de Carvalho Guedes. Além de Imperatriz, a jurisdição da VT engloba os municípios de Amarante do Maranhão, Buritirana, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Imperatriz, João Lisboa, Montes Altos, Ribamar Fiquene, Senador La Rocque e Sítio Novo.  
Atualmente, o atendimento na VT está sendo feito de forma remota e presencial. O atendimento remoto ocorre por meio do celular institucional (99) 98414-1607; e-mails vt2impz@trt16.jus.br e vt2impzaudiencias@trt16.jus.br; e ainda por meio do serviço Balcão Virtual: meet.google.com/qrn-ueuu-dqf.
Fórum Manuel Alfredo Martins e Rocha 
A diretora do Fórum é a juíza Liliane de Lima Silva, titular da 1ª Vara do Trabalho de Imperatriz. 

114 visualizações