Corregedor-geral da Justiça do Trabalho fez visita de cortesia à governadora Roseana Sarney

quarta-feira, 10 de Julho de 2013 - 10:09
Redator (a)
Suely Cavalcante

O ministro Ives Gandra Filho, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, foi recebido pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário-chefe da Casa Civil, João Abreu, durante visita de cortesia, na tarde desta terça-feira (9), no Palácio dos Leões. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo; o vice-presidente e corregedor, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior; o juiz auxiliar da Presidência, Manoel Lopes Veloso Sobrinho; e assessores do TRT e da Corregedoria-geral acompanharam o ministro durante a visita. 

Na oportunidade, o ministro Ives Gandra Filho ressaltou a parceria do Governo do Estado com a Justiça do Trabalho no Maranhão no desenvolvimento de projetos que beneficiam a sociedade maranhense e falou sobre a doação de terreno para a construção da nova sede da TRT-MA, tipo de procedimento que só se consegue por meio de parceria, conforme o ministro. Segundo o ministro, o tribunal necessita de novas instalações porque o prédio atual, que foi adaptado para instalação do TRT, em 1989, não oferece mais estrutura adequada para o funcionamento da segunda instância trabalhista. 

A presidente Ilka Esdra agradeceu à governadora Roseana Sarney pela parceria com a Justiça do Trabalho, que tem possibilitado a realização de projetos importantes como a Caravana da Liberdade, que desenvolve ações de combate e enfrentamento do trabalho escravo e exploração do trabalho infantil no Estado, bem como o  Trabalho Seguro, voltado para a realização de ações de prevenção de acidentes de trabalho.

O ministro Ives Gandra Filho está em São Luís desde a última segunda-feira (8) realizando inspeção no TRT-MA, que será encerrada hoje (10), às 10h, no Tribunal Pleno, com a leitura do relatório da inspeção e recomendações ao tribunal.

Inspeção - regulamentada pelo Provimento nº 1, de 12 de abril de 2013, da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a inspeção destina-se a verificar a situação da Justiça do Trabalho inspecionada, relativamente ao desempenho dos órgãos administrativos e jurisdicionais do Tribunal Regional do Trabalho, com vistas ao aprimoramento dos seus serviços. 

TRT-MA - criado pela Lei nº Lei nº 7.671, de 21 de setembro de 1988, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão foi instalado em 26 de maio de 1989. Com jurisdição sobre os 217 municípios do Maranhão, o TRT-MA conta com 7 Varas do Trabalho em São Luís e 16 Varas no interior do Estado, nos Municípios de Imperatriz (2), Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Chapadinha, Estreito, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Santa Inês e Timon. Composto por 8 desembargadores, o Tribunal funciona em duas Turmas. Na primeira instância, são 49 magistrados, dos quais 22 titulares de Varas do Trabalho. A sede do TRT localiza-se na Avenida Senador Vitorino Freire, nº 2001, no bairro da Areinha. 

Fotos: Francisco Souto.

3 visualizações