Coordenadoria de Tecnologia da Informação avança na implantação do Zoom como ferramenta de videoconferências

quinta-feira, 18 de Março de 2021 - 10:31
Redator (a)
Edvânia Kátia
Revisor (a)
Rosemary Araujo

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) e da 6ª Vara do Trabalho de São Luís, está atuando para disponibilizar a plataforma Zoom para realização de audiências e sessões de julgamento nos órgãos da Justiça do Trabalho no Estado.  A ação visa a atender o Ato Conjunto TST.CSJT.GP 54/2020. Para facilitar o aprendizado, a TI disponibilizou manuais de uso e vídeos educativos no portal do TRT16. 
O normativo prevê a adoção da nova ferramenta até 30 de abril de 2021 e, decorrido esse prazo, fica vedado o uso de múltiplas ferramentas para a realização de sessões e audiências no âmbito dos órgãos da Justiça do Trabalho.
Capacitação - Além das orientações disponibilizadas no portal, a Escola Judicial do TRT do Maranhão realizou o curso “Zoom na Prática para Audiências”, ministrado por Cristiano Fialho, que é assessor de juiz no TRT da 7ª Região e foi premiado em 2020, pelo TRT da 7ª Região com o Prêmio de Alta Performance pelo período de 2018-2020. As turmas foram voltadas para magistrados e secretários de audiência. Durante a capacitação, foram trabalhadas as funcionalidades do Zoom para a realização de audiências, com apresentação e forma de manuseio das configurações gerais; dos recursos de votação, closed caption e demais; da gestão da conta pessoal na plataforma, entre outros.
Correição com a nova plataforma - Durante esta semana, a Corregedoria do TRT já utiliza a plataforma Zoom na correição ordinária do ano. A correição acontece hoje e amanhã (18 e 19 de março), na 7ª Vara do Trabalho de São Luís, por meio de videoconferência. O vice-presidente e corregedor, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, ficará à disposição das partes, advogados, representantes do Ministério Público do Trabalho OAB/MA, condicionada ao envio de e-mail para o endereço eletrônico correge@trt16.jus.br, solicitando a referida videoconferência. O corregedor se reune com os juízes da 7ª VT hoje, pela manhã, também por meio da plataforma Zoom.
Zoom - A plataforma tem funcionalidades semelhantes ao sistema de videoconferência Google Meet, antes utilizado pelo TRT-MA. Trata-se de uma interface de fácil operação e bastante conhecida do público em geral. Desta forma, o jurisdicionado não encontrará dificuldades no manejo da nova plataforma.
Manuais para ultilização do Zoom - E com o intuito de facilitar o aprendizado, a CTIC disponibilizou manuais de uso e vídeos educativos no portal do TRT16, em www.trt16.jus.br -> Serviços -> Para o Cidadão e o Advogado e em  www.trt16.jus.br -> Serviços -> Para Magistrados e Servidores. Em ambos os ambientes, localize a área Serviços Judiciais e o botão Audiências e Sessões Telepresenciais - Zoom, e acesse. Você também pode aprender como instalar e utilizar o Zoom, assistindo à Playlist Tutoriais Zoom, no canal do TRT-MA, no YouTube.

 

225 visualizações