Coordenador pedagógico da Ejud faz encerramento do curso de Formação Inicial de Servidor

segunda-feira, 19 de Janeiro de 2015 - 12:21
Redator (a)
Suely Cavalcante
Curso de Formação Inicial de Servidor é encerrado
Juiz Bruno Motejunas encerrou o curso

Ao encerrar o curso de Formação Inicial de Servidor, na tarde da última sexta-feira (16), no Auditório “Profª. Maria da Graça Jorge Martins, da Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), o coordenador pedagógico da Ejud, juiz Bruno de Carvalho Motejunas, disse que além de promover a formação inicial, a intenção da Escola Judicial também foi promover a ambientação dos 42 novos servidores recém-empossados na Justiça do Trabalho no Maranhão, dar-lhes as boas-vidas, possibilitando a interação com outros servidores, com alguns magistrados.

Segundo o juiz, o curso deu uma noção do funcionamento do dia a dia da Justiça do Trabalho, mas foi apenas o começo de uma formação que será complementada com treinamentos nas unidades onde foram lotados, bem como em outros cursos que a Escola Judicial vai oferecer ao longo do tempo. “Mas, também espero que tenha servido de ponto de partida para vocês, para que vocês se ambientassem no Tribunal”, afirmou.

Bruno Motejunas disse que o curso também mostra que há uma preocupação do Tribunal com a formação de servidores, e também em deixá-los mais preparados para a rotina de trabalho que os aguarda, pois além de uma visão geral do funcionamento da Justiça do Trabalho, houve treinamento específico para analistas e técnicos judiciários e respectivas especialidades. Os servidores participaram de treinamento sobre o funcionamento de sistemas como o PJe (Sistema de Processo Judicial Eletrônico);  e-Gestão (Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho no âmbito de primeiro e segundo graus de Jurisdição); Sispae (Sistema de Protocolo Administrativo Eletrônico); noções sobre trâmite processual, atos processuais, entre outras atividades.

“Espero que tenhamos atingido o objetivo. Aproveitem o tempo no TRT. Tirem o máximo dessa experiência profissional. Construam a carreira de vocês. O TRT espera muito de vocês, assim como a sociedade espera muito de nós”, concluiu.

O juiz Paulo Mont’Alverne, titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, também participou da solenidade. O magistrado ministrou a “Oficina de despacho, decisões processuais e execução”, que encerrou a programação do curso.

Formação Inicial de Servidor
– o curso foi realizado pela Escola Judicial de 13 a 16 de janeiro, com as atividades distribuídas entre o Auditório da Ejud, Sala de Treinamento, e dependências da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações. O curso reuniu os 42 servidores empossados no dia 12 de janeiro, pelo presidente do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, em solenidade realizada no Auditório Juiz Ari Rocha, do prédio-sede do Tribunal. Os servidores foram aprovados no concurso público para o quadro efetivo de servidores do TRT-MA, realizado no ano passado, e homologado por meio da Resolução Administrativa nº 261/2014. As nomeações foram efetivadas de acordo com as ordens de classificação no referido concurso.

6 visualizações