Comissão Ambiental incentiva adeptos à campanha em favor de carros limpos e eficientes

segunda-feira, 29 de Setembro de 2014 - 13:38
Redator (a)
Wanda Cunha
De cima para baixo, Edvânia Kátia, Família Walland, Luiz Pires e Lorena Dourado.

No último sábado (27), cerca de cem pessoas enviaram a mensagem  eletrônica que está disponível no site do Greenpeace (uma organização não governamental de meio ambiente) aos presidentes de três grandes montadoras de automóveis, exigindo que os veículos produzidos no Brasil tenham a mesma eficiência na emissão de poluentes e consumo de combustíveis  que os automóveis produzidos na Europa pelas mesmas montadoras e para que realizem estudos para o desenvolvimento de carros elétricos no Brasil. A iniciativa foi da Comissão Ambientação do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), em parceria com o Shopping da Ilha.

A Comissão, das 10h às 22h de sábado, na entrada da Praça de Alimentação do Shopping da Ilha, expôs uma réplica do carro de Fred Flintstone, feita com tubos de papelão, em adesão ao Movimento  “Dia Mundial Sem o Meu Carro”(22/09).  Durante a exposição, também ficou disponível um notebook com acesso à internet para envio da mensagem eletrônica do Greenpeace. O objetivo da campanha:  sensibilizar os freqüentadores do shopping para o problema dos poluentes e convidá-los a assinar a mensagem eletrônica da Campanha “O carro que eu quero”,  contribuindo para que os carros no Brasil recebam a mesma tecnologia dos produzidos na Europa e sejam mais limpos e eficientes.

Além do êxito da iniciativa, que resultou nos envios eletrônicos da mensagem,  a réplica do carro de Fred Flintstone também foi um sucesso. A peça, de autoria do servidor Luiz Pires, chamou bastante a atenção dos freqüentadores do shopping. Muitas fotografias foram tiradas. Muita gente quis posar na réplica do carro de Fred. Para Maíra Santos, “as pessoas que se importam com o meio ambiente deveriam se reunir em um grupo, para exigir a criação de parques ambientais, onde as crianças pudessem brincar e ter contato com a natureza. E exigir, também, a despoluição das praias”. Ela fez questão de enviar a mensagem do Greenpeace e de fotografar seus filhos no carro.

Servidores do TRT também prestigiavam a exposição, a exemplo de Lorena Dourado, Edvânia Kátia, Raimundo Lindoso e Mariana Sampaio. Eles assinaram a mensagem e se deixaram fotografar a bordo do carro do Fred Flintstone.

O evento contou com o apoio do Centro de Memória e Cultura do Tribunal (Cemoc); da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 16ª Região (Astra XVI); do projeto Ecocemar e das lojas da Cacau Show do Shopping Rio Anil e do Centro.

Preservação e recuperação do meio ambiente - Com a iniciativa, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão segue a Recomendação nº 11/2007, do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece, entre outras coisas, que os Tribunais devem buscar conscientizar servidores e jurisdicionados da necessidade de preservação e recuperação do meio ambiente.

A mensagem eletrônica  pode ser acessada no link: www.ocarroqueeuquero.org.br.

Com informações da Comissão Ambiental.

4 visualizações