Comenda do TST: presidente do TRT-MA congratula-se com homenageados

sexta-feira, 10 de Agosto de 2012 - 16:31
Ex-jogador Bebeto, entre os presidentes Ilka Esdra (TRT-MA) e Renato Buratto (TRT-Campinas)
Cantora Ivete Sangalo, entre as desembargadoras Ilka Esdra e Rosemarie Diedrichs (TRT-PR)

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo,  congratula-se com os homenageados pelo Tribunal Superior do Trabalho, que receberam a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, concedida pela Corte Superior, na última quarta-feira (08). Segundo a presidente, a comenda é um reconhecimento público a instituições e pessoas que contribuem com o país.

Segundo o presidente do TST, ministro João Orestes Dalazen, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho é uma forma de o TST demonstrar sua admiração a instituições e personalidades que, no exercício de suas atividades, prestaram um tributo à sociedade brasileira.

Entre os homenageados estavam o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; a cantora Ivete Sangalo; e o ex-jogador de futebol Bebeto. Como instituição, foi homenageado o Centro Cultural Banco do Brasil.

Ivete Sangalo já é considerada uma diva da música brasileira, destacando-se como cantora e compositora, não só no ritmo baiano, sua origem, mas também  em outros gêneros da MPB. Como atriz, atualmente participa da série Gabriela, da Rede Globo. Ivete Sangalo foi a personalidade mais assediada, tanto pela imprensa como pelos fãs que a cercaram para tirar fotos. Ela disse que foi recebida com muito carinho e brincou a "tietagem" por parte de outros agraciados. "São pessoas de muita importância para o nosso país, mas são fãs também, como eu sou fã do trabalho deles".

Campeão do mundo em 1994, Bebeto (José Roberto Gama de Oliveira) é deputado estadual pelo Rio de Janeiro e representante do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Ele tem contribuído de forma importante no Programa Trabalho Seguro, do TST, participando dos atos públicos que vêm sendo realizados em grandes obras da Copa do Mundo de 2014. O ex-jogador fez questão de ressaltar a sua parceria com o TST no Programa Trabalho Seguro, conscientizando os trabalhadores da importância de usar os equipamentos de segurança.  Lembrou que, quando chegou ao Flamengo, Zico pedia que ele usasse a caneleira, e ele não usava. "Zico falava: Bebeto, vá lá bote a caneleira e volte para treinar".

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia é deputado pelo Rio Grande do Sul. Em seu terceiro mandato, foi considerado um dos "100 Cabeças" do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar (DIAP). Marco Maia lembrou sua origem sindical trabalhista, e afirmou que a homenagem representa o reconhecimento de uma instituição que tem por finalidade proteger o trabalho. Marco Maia afirmou que foi a medalha mais importante que recebeu até hoje. "Estou muito feliz e orgulhoso de estar aqui".

O Centro Cultural Banco do Brasil é um espaço multidisciplinar que desenvolve atividades nas artes plásticas, cênicas, cinema, música e educação. Criado em 1989, está instalado em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Os eventos já tiveram a presença de 50 milhões de pessoas.

A presidente Ilka Esdra foi condecorada pela  vice-presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, por indicação da ministra Kátia Magalhães Arruda, e aprovada  por unanimidade pelos membros do Órgão Especial daquela corte. Foram homenageados também os presidentes dos TRTs da 1ª Região, Maria de Lourdes D'Arrouchella Lima Sallaberry; do TRT da 9ª Região, Rosemarie Diedrichs Pimpão;  do TRT da 15ª Região, Renato Buratto; do TRT da 18ª Região, Mário Sérgio Botazzo; e do TRT da 20ª Região, Jorge Antônio de Andrade Cardoso.

Foram homenageados ainda os desembargadores Glória Regina Ferreira Mello (1ª Região),  Jane Granzoto Torres da Silva (2ª Região), Eduardo Augusto Lobato (3ª Região), Valtércio Ronaldo de Oliveira (5ª Região), Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (9ª Região), Gilmar Cavalieri (12ª Região) e os juízes do Trabalho Marcelo Antero de Carvalho (79ª Vara do RJ), Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt (3ª Vara de Juiz de Fora – MG) e Ana Maria Rosa dos Santos (Vara de Cacoal – RO).

Fonte: Assessoria de Comunicação do TST, com informações da Ascom TRT-MA

36 visualizações