CNJ lança painel on-line sobre sustentabilidade no Poder Judiciário

quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023 - 11:10

Na página é possível consultar as diferentes iniciativas desenvolvidas por cada tribunal, como a economia de água e energia elétrica.

Como forma de reunir todas as informações sobre cuidados com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou o Painel de Sustentabilidade do Poder Judiciário.
Na página criada pelo CNJ, é possível consultar as diferentes iniciativas desenvolvidas por cada tribunal, como a economia de água e energia elétrica, além de ter acesso à série histórica anual, bem como o desempenho mês a mês desde 2021, quando a Política de Sustentabilidade foi instituída.

Política de Sustentabilidade 

Instituída pela Resolução CNJ 400/2021, a Política de Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário prevê uma série de medidas a serem adotadas pelos diversos tribunais do Brasil como forma de preservar o meio ambiente e utilizar os recursos naturais de maneira mais sustentável.
No Painel de Sustentabilidade, também é possível consultar a série histórica do Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), que é utilizado para avaliar o desempenho dos órgãos do Poder Judiciário em vários indicadores como: consumo de papel e de copos descartáveis, gestão de resíduos produzidos por cada órgão, além de gastos com limpeza, vigilância e telefonia. 
Desde 2019, o IDS é utilizado como mecanismo de avaliação no Prêmio CNJ de Qualidade, que substituiu o Selo Justiça em Números.
Sugestões sobre o Painel de Sustentabilidade do Poder Judiciário podem ser enviadas ao Departamento de Pesquisas Judiciárias pelo e-mail: dpj@cnj.jus.br. 

 

Fonte: CSJT

109 visualizações