Chefe do Setor da Gestão Socioambiental do TRT-MA apresenta campanha de arrecadação de lacres no VI CBRS

terça-feira, 17 de Setembro de 2019 - 12:04

Representando o Tribunal do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), o servidor Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, chefe do Setor de Gestão Socioambiental, participa, às 18h, desta quarta-feira (18), da mesa redonda “Os Desafios na Gestão de Resíduos Sólidos”, no VI Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos (CBRS). O Congresso acontece anualmente e, este ano, será sediado na Universidade CEUMA, campus Renascença, em São Luís. 
O tema desta edição do Congresso é a "Desmaterialização na Gestão de Resíduos Sólidos” e Marcelo Alencar vai debater acerca do resíduo como ferramenta de inclusão ao ministrar a palestra "Lacres de Latas Metálicas e Solidariedade", evidenciando a importância de separar os lacres das latas pelo viés ambiental e também pela destinação solidária. 
Responsabilidade Socioambiental 
O TRT Maranhão é o primeiro órgão público do país a celebrar convênio com a ONG Entre Rodas. A ONG é idealizadora de vários projetos de inclusão social, entre eles, a campanha que tem a hashtag "Não é Mito", que busca arrecadar lacres de latas de alumínio na finalidade de trocá-los por cadeiras de rodas para crianças de 5 a 14 anos. Tomando conhecimento da causa, em 2018, o tribunal a abraçou e firmou parceria com a instituição, e desde então tem mobilizado toda a comunidade no âmbito do Tribunal para alcançar o êxito de propiciar uma vida com mais mobilidade e qualidade para crianças que tem deficiência física ou baixa mobilidade, contemplando ainda no 1º ano, a primeira criança. 
Em junho deste ano, Marcelo apresentou a palestra “Engajamento Inclusivo, uma experiência do TRT 16a Região” no VI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. O tema repercutiu e, após a apresentação, diversos órgãos celebraram ou estão em processo de celebração de convênios com a ONG, aderindo à campanha e ampliando a rede de arrecadação. Dentre os órgãos que aderiram estão o TRT da 6a Região (PE), TRT 10a Região (DF), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, Tribunal de Justiça do Mato Grosso, TRT da 23ª Região (MT), Laboratório Químico do Exército (RJ), além do Tribunal de Justiça, Ministério Público e TRE no Maranhão.
Para o chefe do Setor de Gestão Socioambiental, a experiência do TRT-MA com a campanha de arrecadação de lacres demonstra que a atividade além de ser uma solução para a gestão adequada para o referido resíduo, também contribui para minimizar os impactos negativos no meio ambiente, e pode transformar vidas.
VI Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos
Com atividades multidisciplinares, o objetivo do evento é promover espaços de socialização e de debate do conhecimento produzido acerca da gestão de resíduos sólidos, com a participação de diferentes segmentos sociais e institucionais de todas as regiões do país. A programação completa acontece entre os dias 17 e 19, no campus da Universidade CEUMA, localizada na Rua Josué Montello, nº 1, bairro Jardim Renascença II, em São Luís, e contará com palestras, minicursos, mesas redondas, mesas institucionais, lançamento de livros e artigos científicos. Clique aqui para acessar o site do VI CBRS.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista responsável: Suely Cavalcante.

26 visualizações