CGEEP e Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA visitam a empresa Maranhão Recycle

quarta-feira, 20 de Janeiro de 2016 - 12:12
Mizerani e Marcelo de Alencar atentos à demonstração de descontaminação de lâmpada feita por Valéria
Lâmpadas que serão descontaminadas pela Maranhão Recycle

O chefe do Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), engenheiro Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, e o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, Marcelo José Fiuza de Mello Mizerani, visitaram a empresa Maranhão Recycle na última sexta-feira (15/1), com o propósito de conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa no tratamento e destinação de materiais recicláveis. Localizada na Estrada da Raposa, a Maranhão Recycle é uma empresa especializada em gestão de resíduos, que atua diretamente com a destinação de resíduos de eletroeletrônicos e na descontaminação de lâmpadas. A empresa   tem como gestora a engenheira ambiental Valéria Galdino.

Segundo Marcelo de Alencar, o Setor de Gestão Socioambiental tem interesse na destinação correta das lâmpadas utilizadas nos prédios do Regional. A empresa utiliza um sistema que realiza a trituração, separação e recuperação de materiais, das partes metálicas, pó fluorescente, vidro limpo e mercúrio. O equipamento possui sistema de filtragem específico, um para os fragmentos de vidro e pó fosfórico e outro para o mercúrio. Trata-se de um sistema de operação a vácuo, isentando o operador de riscos de retrocesso de fragmentos e contaminação pelo vapor do mercúrio, evitando assim contaminação do meio ambiente e seres humanos.

Após realização do serviço, um Certificado de Destinação dos Resíduos é emitido à empresa contratante garantindo a destinação correta dos resíduos resultantes da reciclagem das lâmpadas.

A visita à empresa Maranhão Recycle integra um conjunto de ações adotadas pelo Setor de Gestão Socioambiental na busca de parcerias que auxiliem no cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT-MA, que foi instituído pela Portaria GP Nº 1187/2015.

Redação: Laila Marques - estagiária de Relações Públicas do Setor de Gestão Socioambiental

Edição: Suely Cavalcante.

 

9 visualizações