Candidatos realizam prova do VIII Concurso para Juiz do Trabalho Substituto do TRT-MA, neste domingo (18)

domingo, 18 de Outubro de 2015 - 16:17
Redator (a)
Rosemary Araujo
Comissão Organizadora.
Desembargador Luiz Cosmo deseja boa sorte aos candidatos.

Neste momento, está sendo realizada a primeira prova escrita discursiva da 2ª etapa do VIII Concurso para Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA). Os portões da Universidade Ceuma, Campus Cohama, foram abertos exatamente às 13h deste domingo (18/10), para os 336 candidatos habilitados na prova objetiva, dos quais seis são portadores de deficiência. Já nas salas de prova, os candidatos foram cumprimentados pelos integrantes da Comissão Organizadora do Concurso, os desembargadores Luiz Cosmo da Silva Júnior (presidente do Tribunal) e James Magno Araújo Farias (vice-presidente e corregedor do TRT16), e o advogado Carlos Augusto Macedo Couto, representante da OAB-MA. Na ocasião, eles estiveram acompanhados pelos membros titulares da Comissão Examinadora da prova escrita discursiva, composta pelo procurador do Trabalho Maurício Pessoa Lima (MPT-MA), pelo juiz do Trabalho Flávio Luiz da Costa (TRT-AL) e pelo advogado José Guilherme Carvalho Zagallo (OAB/MA).

“Eu passei em algumas salas há pouco para desejar boa sorte aos candidatos. Nós temos interesse na aprovação do máximo possível de candidatos, claro, dentro de cada competência, para que nós possamos preencher os claros do nosso Tribunal. Desejo que aconteça tudo bem, em paz e que sejam aprovados os melhores candidatos”, declarou o presidente do Tribunal, desembargador Luiz Cosmo, após percorrer corredores e salas, acompanhando o andamento das atividades do Concurso.

O desembargador James Magno destacou a importância da realização do Concurso para o Tribunal. “O Concurso é muito importante para revelar exatamente a democratização do Judiciário. Pela meritocracia, selecionar os melhores candidatos. Nós sabemos que temos candidatos do Brasil inteiro, que fazem concurso nas 24 regiões trabalhistas. Que realmente nós possamos ter um certame muito tranquilo e que os melhores, ao final, sejam aprovados e possam vir a contribuir, no futuro, com a magistratura aqui da 16ª Região”, concluiu o magistrado.

A duração da prova será das 14h às 18h. Para três candidatos que solicitaram condições especiais, a prova terá duração de cinco horas, encerrando-se às 19h. Nesta etapa, acompanham a realização da prova 30 fiscais (15 magistrados e 15 servidores), além da Secretaria Executiva do Concurso. Também foi mobilizada uma equipe de apoio formada por servidores da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações, Coordenadoria de Serviços Gerais, Seção de Saúde, Seção de Comunicação Social, Setor Gráfico e Setor de Portaria e Segurança, além de terceirizados. Foram ocupadas 20 salas na realização da prova de hoje.

A divulgação do resultado da prova está prevista para 16 de dezembro de 2015, e a publicação do resultado dos recursos, para 19 de janeiro de 2016, conforme o Edital nº 15/2015. O mesmo Edital confirma a prova de sentença (segunda prova discursiva da 2ª etapa) para 28 de fevereiro de 2016.

Os candidatos concorrem a três cargos de Juiz do Trabalho Substituto e para outros que venham a vagar, além dos que forem criados durante o prazo de validade. O concurso terá validade de dois anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável por mais dois anos, a critério do Pleno do TRT-MA.

Comissão Organizadora - A Resolução Administrativa TRT-MA nº 38/2015, de fevereiro deste ano, aprovou os nomes dos componentes da Comissão Geral Organizadora do Concurso, que tem como titulares os desembargadores Luiz Cosmo da Silva Júnior (presidente do TRT-MA) e James Magno Araújo Farias (vice-presidente e corregedor), e o advogado Carlos Augusto Macedo Couto. Como suplentes, foram aprovados os desembargadores do TRT-MA Gerson de Oliveira Costa Filho (diretor da Escola Judicial) e José Evandro de Souza (vice-diretor da EJud), e o advogado Geomilson Alves Lima.

Comissão Examinadora da Prova Escrita Discursiva - a comissão tem como titulares o procurador do Trabalho Maurício Pessoa Lima (MPT-MA), o juiz do Trabalho Flávio Luiz da Costa (TRT-AL) e o advogado José Guilherme Carvalho Zagallo (OAB/MA). Os suplentes são os juízes do Trabalho Carlos Gustavo Brito Castro (juiz Auxiliar da Presidência do TRT-MA) e Manoel Joaquim Neto (titular da Vara do Trabalho de São João dos Patos), e o advogado Gedecy Fontes de Medeiros Filho (OAB/MA).

Veja mais fotos abaixo: 

 

12 visualizações