Campanha TRT Solidário: livros paradidáticos podem ser doados até sexta-feira (11)

quarta-feira, 9 de Outubro de 2013 - 11:46
Redator (a)
Wanda Cunha

Vai até sexta-feira (11) a doação de livros paradidáticos promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), por meio do Projeto TRT Solidário. A campanha foi iniciada em parceria com o Projeto TRT Cantos e Encantos, com o show beneficente “Justiça de Paz e Pão”. Na oportunidade, magistrados, servidores e comunidade em geral trocaram livros por ingressos do espetáculo ocorrido, na última terça-feira (08), no Teatro Arthur Azevedo. No show beneficente, cantores e compositores maranhenses e servidores do TRT apresentaram músicas sobre os direitos sociais.

Aqueles que ainda não fizeram suas doações poderão fazer a entrega de livros, novos ou usados em bom estado de conservação, diretamente ao gestor do Projeto TRT Solidário, Allan Carlos de Souza Marques, na Presidência do TRT. Até agora já foram arrecadados 79 volumes de literatura infanto-juvenil, que serão doados às instituições Centro Comunitário Cultural e Eclesial de Vila Passos e Instituto de Educação e Creche Maurício José. Mais informações pelo ramal 9305.

Entidades beneficentes – Durante o show beneficente Justiça de Paz e Pão, 16 representantes do Centro Comunitário Cultural e Eclesial de Vila Passos foram assistir ao espetáculo, dentre os quais 12 crianças e quatro voluntários do Centro Comunitário.

O Centro Comunitário Cultural e Eclesial de Vila Passos fica localizado na Rua 21 de abril, nº 3030, Vila Passos, e atende cerca de 135 crianças e jovens. O centro funciona das 8h às 17h, com serviço de refeições diárias de segunda a sexta-feira. A instituição também oferece Curso de Informática para crianças a partir de oito anos e realiza cursos para gestantes, além de possuir uma loja virtual de artesanato. Também há dois educadores vinculados ao Centro que realizam passeios e desenvolvem práticas desportivas com as crianças. O responsável pela instituição é Ana Luiza Trinta Martins. Os contatos com o centro podem ser feitos pelos telefones 8812-0571 e 3232-0868.

Já o Instituto de Educação e Creche Maurício José funciona na Rua São José, nº 11, João de Deus, e atende a 188 crianças, a maioria do próprio bairro e adjacências, de três a dez anos. A instituição mantém um convênio com o Município (Merenda Escolar) e outro com o Fundeb, além de doações de pais de alunos. O instituto realiza atividades com idosos da comunidade e mantém um trabalho de apoio às gestantes socialmente carentes. A instituição funciona desde 1984 e é está vinculada ao Departamento de Assistência e Promoção Social do Centro Espírita Luz, Caridade e Amor. A responsável pelo instituto é Rosângela Calvet. Os contados podem ser feitos pelo telefone 3244-7438.

Projeto TRT Solidário – A Comissão do projeto foi instituída por meio da Portaria GP 345/2012. O patrocinador é a desembargadora Ilka Esdra  Silva Araújo; e o gestor, Allan Carlos de Souza Marques. Também fazem parte da comissão os chefes das unidades diretamente envolvidas nas ações do projeto (Diretoria de Informática, Centro de Memória e Cultura e Escola Judicial).

O projeto inclui iniciativas e ações na área social e tem como objetivos desenvolver ações de solidariedade e trabalho voluntário; proporcionar maior inclusão social a partir da educação que qualifica, dignifica a pessoa promovendo-a no plano sociocultural e profissional, fortalecendo a cidadania, bem como, beneficiar, através de ações educativas o público composto de prestadores de serviços terceirizados do TRT e familiares, estudantes, instituições filantrópicas, etc. Também tem como fim envolver magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.

O TRT Solidário faz parte do Planejamento Estratégico do Tribunal, alinhado ao tema Acesso à Justiça e Eficiência, vinculado ao Programa Justiça Cidadã, que permite que o tribunal atue de forma constante e contínua na área social.

5 visualizações